18/02/2025 12h46
Facebook

O vereador formulou seus questionamentos por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal

O vereador Izídio de Brito (PT) destacou requerimento de sua autoria, na sessão ordinária desta terça-feira, 18, da Câmara Municipal, através do qual solicita ao Executivo informações acerca dos gastos com comunicação por parte da Prefeitura de Sorocaba. O vereador fez questão de destacar que não é contra a comunicação pública destinada a garantir a transparência, o exercício da cidadania e o acesso aos serviços e às informações de interesse público.

“Mas temos observado que o prefeito coloca muito dinheiro na sua comunicação, que, inclusive, tem mostrado muita coisa que está fora da realidade. O prefeito praticamente faz um curta-metragem por dia para soltar nas redes sociais, tratando dos mais variados temas”, ironizou Izídio de Brito, citando como exemplos temas como “resgate em Israel”, “parceria com Trump” e “Disney de Sorocaba”, veiculados em grandes meios de comunicação do país.

Em seu requerimento, Izídio de Brito faz dez questionamentos ao Executivo sobre gastos com a comunicação, indagando quais são o s valores totais gastos pela Prefeitura de Sorocaba com comunicação com públicos internos (servidores) e público externo (população em geral) no ano de 2024, bem como nos últimos quatro anos, indagando quais pessoas físicas ou jurídicas foram contratadas pela Prefeitura de Sorocaba para criar ou executar a comunicação digital da Prefeitura e do prefeito municipal.

Entre outros questionamentos, o vereador quer saber se a Prefeitura de Sorocaba tem realizado pagamentos para impulsionamento ou tráfego pago de publicações nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Tiktok etc.) e se contratou agências de marketing ou influenciadores digitais para divulgação dos trabalhos das secretarias e do prefeito, bem como os valores envolvidos. Por fim, Izídio de Brito indaga sobre os custos totais detalhados com campanhas publicitárias pagas da Prefeitura Municipal.