O vereador foi o convidado do programa “Bate-Papo com os Vereadores”, realizado na tarde desta terça-feira, 18.
O vereador Rafael Militão (Republicanos) participou, na tarde desta terça-feira, 18, do programa “Bate-Papo com os Vereadores”, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba, e com apresentação do jornalista Carlos Garbo. Na entrevista, o parlamentar tratou de temas como projetos para qualidade de vida e segurança da população.
Rafael Militão, formado em educação física, contou que iniciou na política por influência do pai, ainda na adolescência, e que se candidatou a vereador após receber um convite, tendo tido a primeira experiência no Legislativo em 2017, saindo da suplência para ocupar uma vaga na Câmara. Hoje, o vereador ocupa a vaga de Vinícius Aith, que assumiu uma secretaria no Governo Executivo.
O parlamentar contou que antes de voltar ao Legislativo, esteve atuando na Secretaria de Esportes, destacando o empenho de toda a equipe para oferecer o melhor trabalho à população, bem como na Secretaria da Saúde e no programa Humanização. “É um trabalho humanitário, ali foi uma faculdade”, disse Militão, lembrando da experiência de trabalhar no acolhimento de pessoas em situação de rua.
Durante a entrevista, o vereador apresentou o trabalho desenvolvido com a população da terceira idade do Parque São Bento, há cerca de 20 anos, para promover a a saúde através de atividades físicas. “O que já saiu de senhorinhas da depressão a partir dessa atividade, você não tem noção”, contou Militão, convidando as pessoas interessadas em participar do programa, que é gratuito e realizado todos os sábado de manhã, ao lado da caixa d’água do bairro.
Dentro do Legislativo, o vereador contou que tem atuado para garantir mais serviços à população, como o pedido para instalação de um ecoponto para descarte de materiais na região do Parque São Bento. “Isso iria prevenir o grande problema que tem em Sorocaba hoje, que é a proliferação de escorpião e outros bichos ”, disse. Ele também pediu a reativação de uma base da Guarda Municipal e a instalação de uma Casa do Cidadão ou mesmo uma subprefeitura no bairro.
Outra demanda do vereador junto ao Executivo é regularização fundiária no Parque São Bento. “Muitas casas tem contrato de gaveta, e não tem documento que precisam pra fazer o desmembramento das unidades”, disse. Segundo ele, existe problema de IPTU que vem compartilhado para casas que estão em um único terreno. Militão contou que tem atuado com a Prefeitura para diminuir os custos da regularização para os moradores.Rafael Militão explicou que também trabalha em um projeto para que atos de bravura conceda a subida de patente aos Guardas Municipais, citando casos de salvamento realizados por GCMs em Sorocaba, principalmente durante enchentes. “O guarda merece todo reconhecimento e benfeitoria para que consiga trabalhar e realizar o seu trabalho. São o anjos de farda azul”, disse.
O vereador destacou também o projeto de saúde do Executivo para incentivar o emagrecimento, através de um acompanhamento profissional multidisciplinar. Ele, que é profissional de educação física, enalteceu a iniciativa e pontuou alguns dos problemas de saúde que ocorrem por conta da obesidade e a importância da prevenção. “A conscientização do exercício, da boa alimentação e da mente também faz com que, lá na frente, a fila de quem está correndo contra o prejuízo, com problemas de saúde, diminua”, disse.
O programa também tratou de ouras iniciativas do vereador, como o projeto sobre incentivo à adoção de animais abandonados; a criação do Dia Municipal de Educação Física e Dia Municipal do Atleta; a Semana de Esclarecimento sobre os malefícios dos trotes telefônicos e multas para trotes em serviços públicos; a lei que instituiu o Dia Municipal “Quebrando o Silêncio”, de combate aos casos de abusos; e a Semana Municipal de Conscientização contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Combate aos Crimes de Internet.
Ao final, Rafael Militão convidou a população para participar de uma audiência pública em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que será realizada no dia 26 de março, a partir das 19h, na Câmara Municipal. A entrevista completa pode ser conferida na integra durante a programação da TV Câmara Sorocaba ou nas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube).