19/02/2025 08h02
Facebook

No Jornal da Câmara, o vereador falou sobre preservação ferroviária, apoio a microempreendedores e projetos sociais para pessoas com deficiência

Cristiano Passos (Republicanos) foi o convidado desta terça-feira, 18, do Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, onde discutiu iniciativas de seu mandato em temas relacionados ao desenvolvimento econômico, preservação do patrimônio histórico e a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O vereador destacou sua recente visita a Brasília, onde tratou no Ministério do Turismo da preservação ferroviária de Sorocaba e do fomento ao turismo na cidade. "Declaramos a ferrovia um patrimônio histórico de Sorocaba porque ela faz parte da nossa identidade. Queremos manter e fortalecer os passeios turísticos que acontecem, principalmente no período do Dia do Ferroviário, levando mais pessoas a conhecerem nossa história", explicou. Segundo ele, esses passeios são destinados, prioritariamente, às pessoas de baixa renda, com inscrição facilitada pela Secretaria de Cidadania.

Durante sua passagem por Brasília, Cristiano Passos também discutiu com o Ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e autoridades locais o apoio aos microempreendedores individuais (MEIs). "Sorocaba tem mais de 50 mil motoboys registrados como MEIs, além de milhares de cabeleireiros e barbeiros. Muitos desses profissionais precisam de apoio para investir em equipamentos e melhorar seus serviços. O governo federal pode atuar diretamente nisso, facilitando créditos acessíveis", afirmou o vereador.

Ele também mencionou a importância dos MEIs para serviços públicos municipais. "Imagina uma escola municipal precisando de manutenção. Em vez de um longo processo burocrático, um MEI local pode ser contratado rapidamente para resolver o problema. Isso gera renda, movimenta a economia e melhora a eficiência da gestão pública", ressaltou.

Inclusão no mercado de trabalho – Outro tema abordado foi a necessidade de políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Cristiano Passos destacou o projeto de lei de sua autoria que trata de um programa para diagnóstico tardio de autismo. "Muitas pessoas são diagnosticadas tardiamente e encontram dificuldades no mercado de trabalho. Com um diagnóstico correto, elas podem encontrar funções adequadas às suas habilidades e serem devidamente inseridas na sociedade", afirmou.

O vereador também enfatizou a importância de eventos como o mutirão de emprego para pessoas com deficiência. "Recebi relatos de candidatos que tinham dificuldades em conseguir emprego porque não mencionavam sua condição nos currículos. Precisamos criar um ambiente mais inclusivo e garantir que essas pessoas tenham oportunidades justas", concluiu.

A entrevista abordou ainda temas relacionados ao crescimento de Sorocaba, como o aumento das vagas de emprego e a necessidade de investimentos em infraestrutura urbana.

O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde permanece disponível na íntegra.