Por iniciativa da vereadora Iara Bernardi (PT), uma rua do Núcleo Habitacional Aparecidinha passa a ser chamada “Rua Professora Ondina Seabra”
A professora Ondina Seabra, primeira professora negra de Sorocaba, que morreu em 6 de março de 2024 aos 102 anos de idade, irá denominar uma rua do Loteamento Núcleo Habitacional Aparecidinha, com início na Rua Joaquim de Camargo e término na Rua do Terço. O Projeto de Lei nº 318/2024, de autoria da vereadora Iara Bernardi (PT), instituindo a denominação, foi aprovado na Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira, 20, e segue para a sanção do Executivo.
Quando da aprovação do projeto em plenário, Iara Bernardi lembrou que também reivindicou ao prefeito Rodrigo Manga que Ondina Seabra seja homenageada com o nome de uma escola municipal, dada a sua importância para a história da educação em Sorocaba como primeira professora negra da cidade. Esse pleito da vereadora recebeu o apoio do presidente da Casa, vereador Luis Santos (Republicanos).
Ondina Seabra nasceu em 1º de julho de 1921 e dedicou cerca de 40 anos de sua vida à educação, tendo sido professora e diretora de escola, entre outras atuações no âmbito do ensino em Sorocaba. Também foi ativista das causas do movimento negro, atuando na Frente Negra Brasileira de Sorocaba, formada por moradores da Vila Leão.