Por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal, o vereador trata dos impactos na mobilidade, saúde, segurança e infraestrutura
Observando que Sorocaba é um dos principais polos industriais do Estado de São Paulo e tem recebido um fluxo crescente de novos moradores, atraídos pelas oportunidades da cidade, o vereador Dylan Dantas (PL), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira, 20, questiona o Poder Executivo sobre o impacto do crescimento populacional da cidade em áreas como mobilidade urbana, saúde, segurança pública e infraestrutura.
Em seu requerimento, o vereador observa que o Censo de 2022 constatou uma população de 723.682 habitantes em Sorocaba e que, em 2024, essa população já foi estimada em 757.459 pessoas. “O crescimento populacional impacta diretamente setores essenciais como mobilidade urbana, saúde, segurança pública e infraestrutura, demandando planejamento adequado para evitar a sobrecarga dos serviços públicos”, afirma Dylan Dantas.
O vereador enumera desafios como trânsito intenso nos horários de pico, filas na saúde, listas de espera por vagas em creches, furtos e danos ao patrimônio público, poluição sonora provocada por motocicletas e enchentes recorrentes em dias de chuva exigem soluções estruturais e planejamento estratégico por parte do poder público. Um dos problemas elencados por Dylan Dantas é o aumento da população em situação de rua e o impacto disso especialmente na segurança pública.
“Se a população de Sorocaba atingir um milhão de habitantes nos próximos dois anos, a infraestrutura de mobilidade urbana será capaz de atender à demanda?”, indaga Dylan Dantas, que elenca oito questionamentos ao Executivo, a começar sobre quais são as projeções demográficas de Sorocaba para os próximos quatro anos. O vereador também quer saber qual é a estimativa atual da população em situação de rua na cidade de Sorocaba e se há estudos ou levantamentos recentes sobre esse tema.
Outras preocupações de Dylan Dantas são relativas à demanda atual da rede municipal de saúde e as longas filas para exames, consultas com especialistas e cirurgias. O parlamentar quer saber se há estudos sobre a capacidade da rede de saúde para os próximos quatro anos. Por fim, entre outros questionamentos, o vereador quer saber quais são os projetos estruturais em andamento ou planejados para mitigar as enchentes recorrentes na cidade e se há planos que contemplem soluções definitivas para o problema.