Presidente do Legislativo foi entrevistado no programa da TV Câmara Sorocaba nesta terça-feira.
O presidente do Legislativo, vereador Luis Santos (Republicanos), participou, na tarde desta terça-feira, 25, do programa “Bate-papo com os Vereadores”, realizado e transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, o parlamentar falou sobre a oportunidade de chefiar a Casa de Leis e o objetivo de resgatar o protagonismo da Câmara Municipal.
Em seu quinto mandato na Câmara, Luis Santos falo sobre o trabalho de representar a população e a responsabilidade do cargo. “Nossa casa de Leis é uma das maiores do Brasil. Fico profundamente alegre e feliz no sentido de que ao assumir esse cargo estamos recebendo uma oportunidade e um desafio muito especial”, disse. Segundo ele, o objetivo é que oferecer cada vez mais estrutura para o trabalho dos vereadores e ações que atendam a expectativa dos cidadãos.
Luis Santos contou que o novo slogam da Câmara é “O progresso de Sorocaba passa por aqui” e contou sobre as iniciativas para ampliar a estrutura do Legislativo, de forma a atender o novo número de vereadores, que passou de 20 para 25 na atual legislatura. Segundo ele, foi feito um trabalho em tempo recorde para a criação e estruturação de novos gabinetes. “Agradeço muito a vereança, os novos vereadores pela compreensão”, disse. O presidente informou também que uma nova ala está sendo projetada para ampliar os gabinetes e demais dependências do prédio da Câmara, com expectativa de entrega das obras concluídas até o final do ano.
Outra iniciativa do vereador para valorizar o Legislativo foi o projeto de lei 46/25 que institui o Dia da Câmara Municipal, que neste ano contará com evento cívico e exposição fotográfica dos ex-presidentes. “A Câmara foi a primeira estrutura administrativa da então Vila de Sorocaba em 1961. Não foi a prefeitura”, explicou Luis Santos. Ele contou que não havia aniversário da Câmara e trabalhou para resgatar essa data no calendário cívico de Sorocaba em todo dia 3 de março. Este ano, em virtude do Carnaval, a data será celebrada em 6 de março. “Ano que vem estamos programando uma comemoração muito especial para celebrar os 365 anos de fundação da Câmara”, avisou, adiantando que haverá lançamento de um livro, concursos nas escolas e até mesmo a regravação do hino de Sorocaba.O presidente explicou também sobre a inauguração da sala de imprensa, para acomodar os profissionais da comunicação externa, que foi uma das primeiras iniciativas de sua gestão. “Criamos em janeiro e no dia 4 de fevereiro, antes da primeira sessão do ano, inauguramos a sala”, disse Luis Santos, lembrando que o espaço leva o nome do jornalista José Roberto Ercolin.
Outra iniciativa do vereador neste início de mandato foi a sugestão para a criação de pista elevada no projeto da marginal direita, que está prevista para ser implementada. Segundo ele, a ideia tem como objetivo manter a vegetação natural do local e evitar áreas de alagamento. “Não prejudicaria as árvores nem a várzea. Seria toda uma estrutura de parque embaixo e a via por cima”, explicou. Luis Santos ainda falou sobre os projetos “Câmara em Ação”, que inclui a “Câmara Itinerante”, para ouvir os munícipes nos bairros; e o “City Tour”, uma proposta para criação de roteiros para visitas, que abrange a melhoria das estruturas dos pontos históricos do município. “Estou convidando deputados estaduais e federais para um pacto, que a gente possa melhorar a estrutura dos nossos lugares históricos, com emendas parlamentares”, disse.
Ao final, Luis Santos contou sobre visita realizada no setor de podiatria no Palácio da Saúde. A disponibilização do atendimento, pelo SUS, foi uma iniciativa do parlamentar para pacientes que necessitam do tratamento, principalmente de pés diabéticos. “Estamos trabalhando para que a responsável pelo setor ministre um curso para profissionais de UBSs, como forma de ampliar o atendimento”, informou. O programa “Bate-papo com os Vereadores” com Luis Santos pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara ou nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).