Vereador também questiona a Prefeitura sobre a estrutura das unidades e se há projetos e investimentos previstos para as escolas sem climatização
Na quarta-feira (25), o vereador Izídio de Brito (PT) protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Sorocaba solicitando informações do Executivo sobre a climatização das escolas da cidade. O objetivo é fiscalizar se as unidades oferecem condições adequadas para garantir a saúde e o bem-estar das crianças e dos profissionais da educação.
No requerimento, o vereador apresenta questionamentos sobre a atual estrutura de climatização das escolas municipais, creches e unidades de ensino infantil e fundamental. "Tenho recebido denúncias de mães preocupadas em mandar seus filhos para a escola, pois as crianças estão sofrendo com a onda de calor. Muitas salas se tornam insalubres tanto para o aprendizado dos alunos quanto para o trabalho dos professores", explica Izídio.
O país enfrenta a quarta onda de calor do ano, que se intensificou no sábado (22). Em Sorocaba, as temperaturas oscilam entre 27°C e 33°C, mas a sensação térmica pode ser ainda mais elevada. Embora haja previsão de chuvas nos próximos dias, a onda de calor segue um padrão cíclico e tem se repetido desde janeiro.
Entre as perguntas que constam no documento, o vereador solicita informações sobre o número de unidades climatizadas e a abrangência do sistema de climatização nas dependências escolares. Ele quer saber se todas as salas de aula contam com o equipamento ou se há restrições a determinados espaços.
O parlamentar também indaga se há projetos em andamento ou planejados para a instalação de sistemas de climatização nas escolas que ainda não possuem a estrutura. Além disso, Izídio questiona o montante de recursos financeiros destinados à climatização das escolas municipais nos últimos anos. Após aprovação em plenário, o requerimento deve ser respondido pelo Executivo em um prazo de 15 dias.
(Assessoria de Imprensa – vereador Izídio de Brito – PT)