26/02/2025 12h17
atualizado em: 26/02/2025 15h58
Facebook

Áurea Aparecida Barison Godoy recebeu Título de Emérita Comunitária em sessão solene presidida por Rafael Militão (Republicanos)

Por disponibilizar seu tempo para realizar ações de elevado altruísmo, no caso o cultivo de árvores frutíferas numa praça abandonada de seu bairro, a munícipe Aurea Aparecida Barison Godoy recebeu o Título de Emérita Comunitária da Câmara Municipal de Sorocaba. 

A iniciativa foi do vereador licenciado Vinícius Aith (Republicanos), atual secretário municipal de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista, e a honraria foi entregue em sessão solene requerida e presidida pelo vereador Rafael Militão (Republicanos). 

Além do vereador e do secretário, a mesa de honra foi composta por Luiz Rogerio Godoy, filho da homenageada, e Áulida Barison, Auristela Barison e Adalgisa Barion, irmãs da homenageada. Áurea Aparecida recebeu a homenagem acompanhada do marido Luiz Carlos Bernardini Godoy.

Dados biográficos – Paulista da cidade de Marília, Áurea Aparecida Barison Godoy está radicada em Sorocaba desde os nove meses de vida. Foi aluna da Escola Estadual Baltazar Fernandes e, aos 15 anos, começou a trabalhar numa papelaria. Aos 23 anos, casou-se e mudou para São Paulo, onde permaneceu por três anos. De volta a Sorocaba, começou a costurar e, posteriormente, a trabalhar num escritório.

Em 2007 foi morar na Rua Capitão Grandino, no Jardim Paulistano, e percebeu, em suas caminhadas matinais, a existência de uma praça abandonada na Rua Bernardo Goldman, no mesmo bairro. Teve então a ideia de plantar mudas de árvores no local e plantou manga, atemoia, ameixa, goiaba, caju, uva, lichia, abacate, acerola, jambo, mamão, ameixa, fruta-do-sabiá, pitanga, além de árvores não frutíferas como araucária, ipê branco, ipê amarelo.

Áurea Aparecida prepara as mudas em casa ou as compra no Ceagesp, para assegurar a proteção das plantas, improvisa maneiras de resguardar os caules, fazendo cercas com cabos de vassoura e garrafas plásticas. Diariamente, enche galões com água e vai até a praça para regar uma a uma, retirar folhas amareladas e verificar o bem-estar de sua plantação. Já plantou cerca de 40 árvores para a satisfação de quem passa pela praça da comunidade.