28/02/2025 13h10
atualizado em: 28/02/2025 17h01
Facebook

A iniciativa é do presidente da Casa, vereador Luis Santos, e o evento contará com autoridades e exposição fotográfica dos presidentes da Câmara

Os 364 anos de instalação da Câmara Municipal de Sorocaba, que ocorreu em 3 de março de 1661, serão comemorados em ato cívico a ser realizado na Praça Vereador Florindo Sanches, situada nas dependências da Casa, na manhã da próxima quinta-feira, 6 de março, às 8 horas. A iniciativa é do presidente do Legislativo sorocabano, vereador Luis Santos (Republicanos).

“A história da Câmara de Sorocaba se confunde com a história da própria cidade, pois foi com a instalação da Câmara que o então povoado fundado por Baltazar Fernandes às margens do Rio Sorocaba foi oficialmente reconhecido como vila”, lembra Luis Santos. “O objetivo desse ato cívico é reconhecer a importância da Câmara na vida do município; por esta Casa de Leis passa o progresso de Sorocaba”, acrescenta o presidente do Legislativo sorocabano.

Além do presidente da Câmara e demais vereadores, o evento contará com autoridades convidadas e ex-vereadores, entre os quais ex-presidentes da Casa. Haverá hasteamento da Bandeira do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba ao som do Hino da Bandeira, executado pela Banda da Polícia Militar. Em seguida, será aberta uma exposição fotográfica dos presidentes da Câmara de Sorocaba desde que as Câmaras Municipais passaram a ter seu atual perfil, após a Constituição de 1946.

Dia da Câmara – O vereador Luis Santos também é autor de projeto de lei, já aprovado na Casa, que institui o “Dia da Câmara Municipal de Sorocaba”, a ser comemorado anualmente na data de 3 de março, com o intuito de “reconhecer e valorizar o trabalho da Casa Legislativa, que desempenha papel fundamental no processo democrático da cidade”.

Para o parlamentar, a data será "um momento de reflexão sobre o papel da Câmara Municipal, promovendo uma maior aproximação entre os vereadores e os cidadãos, além de proporcionar um ambiente propício para a realização de eventos educativos, culturais e institucionais que valorizem a participação popular no processo político”.

A primeira Câmara de Sorocaba, instalada em 3 de março de 1661, era composta por dois juízes (Baltazar Fernandes e seu genro André de Zunega), dois vereadores (Cláudio Furquim e Paschoal Leite Paes), um procurador (Domingos Garcia) e um escrivão (Francisco Sanches), este último considerado o primeiro funcionário público da história de Sorocaba. Na época, as Câmaras acumulavam funções administrativas e judiciárias, o que perdurou até o início do período republicano.