Por iniciativa do presidente Luis Santos (Republicanos), data será celebrada anualmente em 3 de março
Foi publicada no Jornal do Município a Lei n° 13.138, de 28 de fevereiro de 2025, de autoria do vereador Luis Santos (Republicanos), que institui no Calendário Oficial do Município de Sorocaba o Dia da Câmara Municipal, a ser celebrado anualmente no dia 3 de março.
Na justificativa da lei, o autor ressalta o intuito de reconhecer e valorizar o trabalho da Casa Legislativa, que desempenha papel fundamental no processo democrático de nossa cidade. “A data proposta será uma oportunidade para ressaltar a importância da Câmara Municipal de Sorocaba no desenvolvimento da cidade ao longo da história, outrossim, ressaltar a atuação dos vereadores e o trabalho legislativo”.
Para o vereador Luis Santos, a data será "um momento de reflexão sobre o papel da Câmara Municipal, promovendo uma maior aproximação entre os vereadores e os cidadãos, além de proporcionar um ambiente propício para a realização de eventos educativos, culturais e institucionais que valorizem a participação popular no processo político”.
A primeira Câmara de Sorocaba, instalada em 3 de março de 1661, era composta por dois juízes (Baltazar Fernandes e seu genro André de Zunega), dois vereadores (Cláudio Furquim e Paschoal Leite Paes), um procurador (Domingos Garcia) e um escrivão (Francisco Sanches), este último considerado o primeiro funcionário público da história de Sorocaba. Na época, as Câmaras acumulavam funções administrativas e judiciárias, o que perdurou até o início do período republicano.