07/03/2025 12h34
atualizado em: 07/03/2025 13h11
Facebook

Iara Bernardi, Fernanda Garcia, Jussara Fernandes e Tatiane Costa debateram sobre representatividade feminina e diretos das mulheres

O programa “Bate-Papo com os Vereadores” da TV Câmara Sorocaba desta sexta-feira, 7, véspera do Dia Internacional da Mulher, reuniu as vereadoras da Casa. Na entrevista, conduzida por Carlos Garbo, Iara Bernardi (PT), Fernanda Garcia (PSOL), Jussara Fernandes (Republicanos) e Tatiane Costa (PL) falaram sobre os desafios e lutas enfrentadas pelas mulheres nos diferentes aspectos de suas vidas, incluindo a participação política. Também discorreram sobre seus projetos de combate à violência de gênero e em prol da equidade.

O legislativo sorocabano dobrou o número de parlamentares na atual legislatura, com quatro vereadoras eleitas. As representantes, de diferentes correntes ideológicas, revisitaram a luta histórica das mulheres por igualdade de direitos, a evolução do papel feminino na sociedade e a necessidade de avançar nas conquistas por uma sociedade igualitária e segura para as mulheres.  

Em seu sexto mandato de vereadora, a professora Iara Bernardi foi deputada federal por três mandatos e é a decana da Casa. “Não podemos esquecer que somos as representantes das mulheres sorocabanas aqui no Legislativo e temos que bem representá-las em todas as áreas. Temos partidos diferentes, trajetórias diferentes, mas na Casa devemos estar sempre unidas, pois somos só quatro. Lembrando que Sorocaba só elegeu  dez vereadoras até hoje”, ressaltou.

Fernanda Garcia foi eleita para seu terceiro mandato, como a vereadora mais votada na história da Câmara de Sorocaba. A vereadora defendeu mudanças profundas na sociedade. “É impensável que as mulheres ainda tenham papéis diferentes na sociedade em relação a diretos”, afirmou.  

Ativista da causa animal, a advogada Jussara Fernandes foi eleita para seu primeiro mandato. A vereadora ressaltou que a cultura e a história são vivas e a luta precisa ser constante. “As mulheres ainda se calam, não têm o acolhimento necessário e a gente precisa ampliar as políticas públicas para as mulheres. Como entes políticos, somos protagonistas dessa transformação”, pontuou.  

A pianista Tatiane Costa, também em seu primeiro mandato, é a mais jovem das vereadoras. A parlamentar também ressaltou o protagonismo feminino. “É claro que temos pensamentos muito diferentes, ideologias diferentes, mas todas nós somos mulheres protagonistas”, disse.

Luta por direitos – A participação feminina nos espaços de poder, com a primeira lei de cotas no parlamento, e as demais lutas do movimento feminista foram relembrados por Iara Bernardi que citou sua participação na aprovação de importantes leis no Congresso. “Tive a grata honra de participar desse momento, quando se aprovou a Lei Maria da Penha, a lei que criminalizou o assédio sexual, onde se discutiu violência doméstica, com leis, inclusive, de minha autoria”, destacou.

Tatiane Costa lembrou mulheres que, antes mesmo do movimento feminista, se destacaram como protagonistas, mas são menos lembradas, citando, da Bíblia, a juíza Débora, e também a rainha Isabel de Castela e Leão. “O movimento feminista parece que quer destruir a história dessas mulheres para dizer que tudo que as mulheres conquistaram é devido ao movimento feminista”, frisou.

Na sequência, Fernanda Garcia citou que ainda hoje a desigualdade de gênero na sociedade é latente, citando, entre outros temas, diferença salarial, responsabilidade familiar, afazeres domésticos e espaços de poder. “Aqui no parlamento, o peso de uma fala masculina ainda é mais considerado do que uma voz feminina”, afirmou.

A vereadora Jussara Fernandes citou um caso pessoal para reforçar que as mulheres não podem recuar em suas lutas. “Eu acordei hoje com ameaças em minhas redes sociais. Saindo desse bate-papo vamos direto na DDM fazer um boletim de ocorrência. Então, um homem se acha tão valente, a ponto de ameaçar duas mulheres. O ataque e as ameaças não são direcionados aos vereadores homens, é direcionado a vereadora Jussara. É uma forma muito triste de elucidar o que estamos discutindo aqui, mas é a realidade”, afirmou.

Audiências públicas – As vereadoras também irão promover debates na Casa em alusão ao mês da mulher. No dia 12 de março, às 19 horas, por iniciativa de Jussara Fernandes, será realizada audiência pública com o tema “Mulheres: Avanços e Desafios”. A outra audiência pública acontecerá no dia 13 de março, às 19 horas, com o tema “Faces da Violência – Marielle: Força e Luta”, promovida conjuntamente pelas vereadoras Fernanda Garcia e Iara Bernardi.

O programa “Bate-Papo com os Vereadores” especial do Dia Internacional da Mulher foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, onde continuará na grade de programação. Também já está disponível nas redes sociais do Legislativo sorocabano (YouTube e Facebook).