Entre diversas medidas, vereador cobra utilização de verba encaminhada por ele em benefício da unidade de saúde
O vereador Raul Marcelo (PSOL) protocolou, nesta terça-feira (11), um requerimento na Câmara Municipal de Sorocaba solicitando informações e cobrando ações efetivas da Prefeitura em relação à situação precária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória Régia, localizada na Zona Norte da cidade.
No documento, Raul Marcelo destaca a necessidade urgente de melhorias estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação do quadro de profissionais para atender adequadamente a demanda crescente da população da região. Entre os problemas relatados estão a infraestrutura elétrica insuficiente, a falta de climatização adequada, a ausência de banheiros em salas de ginecologia, a necessidade de uma sala de medicação apropriada e a criação de novos consultórios e uma sala de reunião.
O vereador também lembra que, quando deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo, conquistou um recurso de R$ 700 mil no Orçamento Estadual de 2022, especificamente destinado à ampliação da UBS Vitória Régia. Diante disso, ele questiona a Prefeitura sobre o planejamento para a execução desse investimento e o cronograma previsto.
Além disso, Raul Marcelo solicita informações sobre a previsão de aquisição de novos equipamentos de informática, médicos e hospitalares, bem como a instalação de um sistema informatizado estável e eficiente. Também cobra a contratação de três técnicos de enfermagem, a fim de suprir a carência de profissionais na unidade.
Outro ponto abordado no requerimento é a falta de medicamentos essenciais, como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, que compromete o atendimento à população. O vereador pede ainda a revitalização da pintura da UBS, a reforma ou substituição da placa de identificação e a adequação da estrutura da sala de emergência, incluindo a instalação de um Desfibrilador Externo Automático (DEA).
Por fim, Raul Marcelo questiona se há planos para a criação de espaços adequados para triagem do Programa Saúde do Adulto, atendimentos infantis com privacidade, atendimentos em grupo e uma sala destinada à agenda do enfermeiro.
(Assessoria de imprensa – vereador Raul Marcelo – PSOL)