11/03/2025 11h30
Facebook

O vereador solicita a intermediação dos deputados estaduais da região para garantir o transporte dos pacientes por meio de parceria com o Estado

A interrupção no transporte de pacientes conveniados ao Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo) realizado pela Prefeitura de Sorocaba é motivo de preocupação do vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), que cobra dos deputados estaduais da região um esforço conjunto para solucionar o problema, uma vez que isso depende de parceria com o Estado. O parlamentar formulou o questionamento por meio de requerimento destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 11.

“A Prefeitura de Sorocaba realizava o transporte de mais de 120 pacientes por mês, conveniados ao Iamspe e residentes no município, para tratamentos e acompanhamentos no Hospital do Servidor Público, porém, no início do mês de novembro, o serviço foi interrompido, por orientação do Tribunal de Contas do Estado, segundo fui informado. A interrupção do serviço dificultou a continuidade dos tratamentos para muitos pacientes, especialmente aqueles sem condições financeiras para arcar com as viagens frequentes a São Paulo”, afirma João Donizeti.

Ao destacar seu requerimento em plenário, o vereador observou que, segundo informações que recebeu, há uma orientação do Tribunal de Contas do Estado exigindo que o município firme uma parceria com o Estado para poder oferecer esse serviço de transporte para os pacientes do Iamspe. “Por isso, estamos pedindo aos deputados estaduais da nossa região, que têm livre trânsito com o Governo do Estado, que falem com o governador Tarcísio de Freitas para que seja feita essa parceria do Estado com o Município para se garantir a oferta desse transporte”, afirmou o parlamentar.

Lembrando que são mais de 109 mil servidores estaduais residentes na região, dos quais 26 mil apenas em Sorocaba, João Donizeti sustenta que esses servidores públicos estaduais, usuários do Iamspe, “deveriam ser atendidos de maneira digna e plena na prestação de assistência médica e hospitalar” e destaca que foi procurado por muitos servidores estaduais, usuários do Iamspe, que relatam a grande dificuldade que enfrentam para tratamento em virtude do fim da parceria entre o Município e o Estado para prestação desse transporte intermunicipal.

Em razão disso, João Donizeti, por meio de seu requerimento, solicita a intermediação dos parlamentares estaduais junto ao Governo do Estado para viabilizar uma parceria com o Município de Sorocaba visando o retorno do transporte dos pacientes do Iamspe. O pedido é dirigido especificamente aos deputados estaduais Vitão do Cachorrão (Republicanos), Maria Lucia Amary (PSDB), Danilo Balas (PL), Edson Giriboni (União Brasil) e Carlos Cezar (PL). O vereador indaga quais medidas podem ser tomadas pelos deputados estaduais para auxiliar na resolução do problema, considerando a importância do serviço para os servidores públicos estaduais da região.