11/03/2025 12h31
Facebook

Para o vereador, a descentralização da gestão por meio de subprefeituras é condizente com a complexidade geográfica e demográfica da cidade

O vereador Cristiano Passos (Republicanos), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 11, sugere ao Executivo, dentro das possibilidades legais e orçamentárias, a realização de estudo para a instalação de subprefeituras em Sorocaba.

“O Município de Sorocaba tem alta complexidade de gestão devido à sua dimensão geográfica. Temos uma população de 723.682 habitantes, segundo o censo de 2022, e a população estimada da cidade em 2024, conforme o IBGE, já é de 757.459 habitantes”, afirma Cristiano Passos.

Para o vereador, a implantação de subprefeituras no município traria mais agilidade e economia nos atendimentos devido à maior proximidade da administração com os bairros mais distantes. 

“A instalação de subprefeituras iria melhorar a prestação regionalizada de serviços, como a manutenção de vias públicas, trocas de lâmpadas, limpeza de córregos, roçagem de terrenos”, disse Cristiano Passos ao destacar seu requerimento em plenário.

Cristiano Passos observa que a descentralização desses serviços dinamizaria a máquina pública. “Obviamente, o subprefeito não vai cuidar das políticas públicas gerais de saúde e educação, por exemplo, mas dos pequenos serviços que também são muito importantes para o cotidiano da população”, enfatiza.

O vereador acrescenta que as subprefeituras iriam representar a Prefeitura em cada uma de suas jurisdições regionais, compartilhando poderes e responsabilidades, deliberando e planejando com relativa autonomia em seus respectivos territórios.