14/03/2025 12h14
Facebook

Vereador investe no atendimento direto à população para colher demandas e elaborar propostas

O vereador Silvano Jr. (Republicanos) defendeu mais segurança no trânsito, nos bairros e nas escolas em sua participação no programa “Bate-Papo com os Vereadores” da TV Câmara. Na entrevista conduzida por Carlos Garbo na manhã desta sexta-feira, 14, o parlamentar também discorreu sobre leis, projetos e requerimentos de sua autoria.

Em seu terceiro mandato como vereador, Silvano Jr. preside a Comissão de Obras, Transportes e Serviços Públicos da Casa e participa da Comissão de Esporte, área de grande atuação do parlamentar. O vereador lembrou que seu estilo de trabalho, com foco no atendimento direto à população, segue os preceitos de seu pai, Antônio Carlos Silvano, na vereança. “Não me vejo como outros vereadores, que trabalham mais na internet. Não é o meu jeito de trabalhar. Acredito que o papel do vereador é atender a população pessoalmente”, frisou.

O parlamentar discorreu sobre leis de sua autoria e também projetos em tramitação na Casa, como o que torna obrigatória a implantação de playgrounds de madeira para crianças até 12 anos nas escolas da rede municipal de ensino, bem como em praças e parques públicos. O projeto foi aprovado em segunda discussão na sessão passada. O vereador ressaltou que os brinquedos são mais seguros, resistentes e sustentáveis. “Além dos acidentes, os brinquedos de plástico são caríssimos e estragam fácil, pois o sol resseca e é perigo cortar as crianças”, disse, citando também os brinquedos de ferro, que enferrujam, e também representam riscos às crianças. 

O parlamentar luta também por mais segurança nas escolas por meio de projeto que prevê a implantação de concertinas nos muros das unidades de ensino e que se encontra em análise das comissões de mérito. Outro pedido encaminhado ao Executivo, por meio de requerimento, solicita uma escola de educação infantil no Jardim Maria do Carmo, próximo ao Parque das Águas. “É um terreno público, que não é área de alagamento e que, no Governo Vitor Lippi, era para ter saído uma arena, a pedido do meu pai, o que não foi feito”, destacou, citando a grande demanda da região, que tem crescido verticalmente, como frisou. 

Silvano Jr. citou ainda que tem solicitado melhorias para diversas bairros, como uma nova bacia de contenção na Vila Rica, reforma de imóveis no Retiro São João, por meio do programa Casa Linda de Verdade, novas estações do Integrabike no Parque São Bento e Parque Vitória Régia, substituição de iluminação pública por LED e videomonitoramento em pontos estratégicos da Zona Norte.

Leis publicadas – Autor da lei que prevê sonorizadores antes das faixas de pedestres, Silvano Jr. defendeu a implantação de faixas sonorizadas na Avenida Ipanema, como projeto piloto. “Fui visitar a escola Santa Rita de Cássia, para crianças com deficiência, e ali é uma dificuldade enorme, por conta do movimento na avenida. Então a intenção é alertar o motorista, porque no trânsito precisamos priorizar o pedestre”, afirmou.

Como vereador da base do Governo, Silvano também analisou a atuação do prefeito Rodrigo Manga, que considera bom, mas cobrou maior planejamento na área de trânsito e transporte e investimentos em novas vias. “Sorocaba está parando, quando tivermos um milhão de habitantes não vamos mais andar”, disse. 

Os direitos das pessoas com deficiência também foram abordados na entrevista, quando. Silvano falou sobre lei de sua autoria que tornou permanente o laudo médico que atesta a pessoa com Síndrome de Down, sem a necessidade de renovação periódica. O parlamentar explicou que a demanda foi trazida pela presidente de uma entidade que atende pessoas com Down, com a intenção de reduzir a burocracia na obtenção do laudo. 

A entrevista de Silvano Jr. ao programa “Bate-Papo com os Vereadores”, da TV Câmara, foi transmitida também pelas redes sociais do Legislativo sorocabano (Facebook e YouTube), nas quais ficará disponível na íntegra.