Expondo o tema ‘Fraternidade e Ecologia Integral’, o evento reuniu líderes e grupos religiosos na Câmara Municipal
Com o objetivo de apresentar a Campanha da Fraternidade 2025 em Sorocaba, o vereador Henri Arida (MDB) promoveu uma sessão solene na noite de terça-feira (8), na Câmara Municipal, reunindo líderes e grupos religiosos. Neste ano, o tema abordado está sendo “Fraternidade e Ecologia Integral” e visa promover a importância de se cuidar do meio ambiente e da criação divina.
A Campanha da Fraternidade é uma mobilização da Igreja Católica no Brasil que acontece durante a Quaresma, tradição cristã de preparação espiritual que antecede a Páscoa. Em seus 61 anos de existência, esta é a nona ocasião em que o assunto relacionado ao meio ambiente está sendo tratado.
Na ocasião, Dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba que já foi nomeado pelo Papa Francisco arcebispo coadjutor de Belém do Pará, explicou que falar de ecologia significa falar da cidade, dos rios, dos animais e da natureza, visando o futuro. “Falar da natureza é falar de Deus e Ele cria através da palavra. Ou nos convertemos ou causaremos um colapso planetário. Não há planeta de reserva”, destacou.
Desde o início da sessão, a Casa de Leis ficou tomada pela presença maciça de membros da comunidade católica. Os grupos Chamas do Altíssimo (Santuário São Judas Tadeu), Movimento Universidades Renovadas (MUR), Oração Santa Escolástica, Oração Nossa Senhora do Rosário, Oração Milícia da Imaculada, Oração Ninho do Espírito Santo, Oração Nossa Senhora da Piedade, Oração Santa Cecília, Oração Fonte de Misericórdia, Oração Cantate Domino e Oração Luz do Senhor preencheram a totalidade da galeria, ouvindo a palavra dos representantes municipais e líderes religiosos sobre a importância de se trazer a temática da Campanha da Fraternidade de 2025.
Transformação e comunhão – Para o vereador Henri Arida, a abordagem da campanha é pertinente vez que a sociedade precisa de transformação, pela manifestação dos filhos de Deus. “Num mundo polarizado, estamos aqui firmes para reforçar que estamos em comunhão e amamos esta Igreja. Agradeço a Deus por estar nesta tribuna defendendo nossos valores”, afirmou, expondo sua emoção em iniciar seu mandato com a oportunidade de ser proponente da sessão. “Fico muito contente de poder mostrar para a comunidade esta campanha e dar este testemunho do que deve ser vivido na sociedade”, celebrou Henri.
O parlamentar também dedicou menção a São Francisco de Assis, que é destaque da campanha de 2025. “Ele foi e é um homem de Deus, e nos inspira a amar a casa de todos nós, que é este planeta”, enalteceu Henri.
Por vídeo, a deputada federal Simone Marquetto (MDB) afirmou a importância deste momento de reflexão, para todos aqueles que seguem o cristianismo. “Nosso compromisso com a fé é de ser cristão, onde Deus nos designa a estar, dentro das nossas famílias, em nossos ambientes de trabalho e na sociedade, fazendo o bem e vivendo de fato o Evangelho”, disse.
O padre Dirceu Sudário, coordenador da Campanha da Fraternidade em Sorocaba, subiu à tribuna para parabenizar o trabalho das paróquias. “Esta ação, em nível de Brasil e dioceses, é algo muito bonito, um trabalho de formiguinha, de base”, explicou.
Relação de cuidado – Representando a voz dos demais parlamentares presentes, a vereadora Jussara Fernandes afirmou a necessidade de se tratar de um tema tão valioso. “Temos que pensar as nossas ações dentro da relação que temos com nossos irmãos, animais e meio ambiente. Essa relação tem que ser de cuidado e não exploração. Discutir a ecologia integral é importante pela responsabilidade com nosso futuro. O que plantarmos hoje é o que nossos netos vão ter”, disse.
Por fim, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), foram distribuídas mudas de plantas aos participantes, sob o lema “começar a fazer a diferença, plantando esperança”.
Autoridades presentes – Também participaram da sessão solene de apresentação da Campanha da Fraternidade: o presidente da Casa, vereador Luis Santos (Republicanos), a vereadora Iara Bernardi (PT), os vereadores Izídio de Brito (PT) e Toninho Corredor; vereador de Votorantim Ronaldo Camargo; secretários municipais Hudson Pessini (Turismo) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), representando o prefeito Rodrigo Manga.
Também marcaram presença os padres Rodolfo Gasparini e Arari “Kojak” dos Santos Amorim; diáconos Almir Melare, Márcio Gilberto, Emerson Ruiz e Davi Claro. Também participaram, por meio de seus representantes, os deputados federais Simone Marquetto e Vitor Lippi, além dos deputados estaduais Maria Lucia Amary e Danilo Balas. O diretor da Santa Casa, padre Flávio Miguel Jorge Júnior, enviou justificativa de ausência, que ocorreu em função de compromissos com a Igreja Católica, e foi representado no evento por sua mãe, Vicentina Miguel.
A cada ano, os bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acolhendo as sugestões vindas dos regionais, das ordens e congregações religiosas e dos fiéis leigos e leigas, escolhem um tema e um lema para a Campanha da Fraternidade, com o objetivo de chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de conversão, em vista do bem de todos.
(Assessoria de Imprensa – Vereador Henri Arida/MDB)