09/04/2025 10h03
Facebook

Vereador falou na Cruzeiro FM sobre iniciativas contra a instalação de pedágios em Sorocaba, entre outros assuntos

O presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), concedeu entrevista à Rádio Cruzeiro FM na manhã desta quarta-feira, 9, quando destacou o protagonismo da Casa de Leis nas discussões de temas de interesse da população. Entre os assuntos abordados, o parlamentar comentou a votação do projeto que proíbe a instalação de praças de pedágio no município e cobrou transparência sobre a instalação de pórticos urbanos.

O projeto de lei que trata da proibição foi aprovado na sessão de ontem e retorna ao plenário nesta quinta-feira, 10, para segunda discussão. Luis Santos demonstrou confiança em nova aprovação unânime, apesar de reconhecer que há debate jurídico sobre a competência legislativa do município em relação às rodovias. “A Câmara está buscando alternativas para impedir a instalação desses pórticos na área urbana, que têm causado tanta polêmica. Sabemos de nossas limitações, mas temos que agir”, afirmou.

O presidente está encaminhando ofícios ao secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e ao governador Tarcísio de Freitas, para que compareçam ao Legislativo e prestem esclarecimentos. “Não podemos convocá-los, mas podemos convidar. Esperamos que aceitem a compareçam, porque a Casa de Leis é o melhor espaço para que falem com a população”, disse. 

Luis Santos criticou a falta de justificativas plausíveis para a instalação de cobranças na malha viária local e ressaltou que ainda nesta quarta-feira o assunto seguirá em pauta com uma audiência pública de iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que será realizada no plenário da Câmara Municipal a partir das 14h. 

Apoio à saúde – O presidente informou que na sessão ordinária desta quinta-feira os vereadores receberão o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS XVI), Carlos Moura, para tratar das demandas da saúde em Sorocaba. “Mesmo sendo um órgão estadual, ele responde por essa área no município. Precisamos entender como agilizar atendimentos e procedimentos”, explicou.

Luis Santos lembrou a iniciativa da carreta da saúde, trazida à cidade por sua iniciativa em seu primeiro mandato, e contou que avalia a possibilidade de redirecionar parte do orçamento da Câmara Municipal para apoiar ações dessa natureza, assim como mutirões de exames, respeitando os limites legais.

Atuação cultural – Durante a entrevista, o presidente também destacou iniciativas culturais que estão sendo desenvolvidas pela Câmara Municipal. Um dos destaques é o lançamento do programa Música na História, que une arte, memória e conhecimento em uma proposta inédita.

A coordenadora da Rádio Câmara Sorocaba, Priscilla Radighieri, explicou que o programa propõe uma viagem no tempo a partir da combinação de fatos históricos e músicas marcantes de cada época. “Começamos por 1969 e vamos avançando ano a ano. Em cada episódio, mostramos o que aconteceu no Brasil, no mundo e em Sorocaba, sempre com uma trilha musical que marcou aquele período”, explicou Priscilla, acrescentando que a atração foi idealizado e será apresentada pelo radialista Anderson Santos.

A produção utiliza como base o acervo do jornal Cruzeiro do Sul, permitindo resgatar episódios locais que evidenciam o papel da Câmara no desenvolvimento da cidade. “Destacamos, por exemplo, o projeto que permitiu a construção do Teatro Municipal, a edificação das marginais e a implantação do aeroporto. É uma forma de valorizar a história e mostrar o quanto o Legislativo tem contribuído com Sorocaba ao longo das décadas”, completou.

O programa deve ser lançado até o fim do mês e poderá ser acompanhado pelo site do Legislativo ou pelo aplicativo da Rádio Câmara Sorocaba.