11/04/2025 17h52
Facebook

A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sorocaba, presidida pelo vereador Luis Santos (Republicanos), completa seus primeiros 100 dias de gestão com uma série de iniciativas que visam modernizar a estrutura legislativa, aumentar a produtividade parlamentar e aproximar o Legislativo da população.

'Câmara em Ação'

Dentro do conjunto de iniciativas que marcam os primeiros 100 dias da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sorocaba, presidida pelo vereador Luis Santos (Republicanos), destaca-se o lançamento do programa “Câmara em Ação” — uma proposta inovadora que visa aproximar ainda mais o Legislativo da população. Para o ano de 2025, estão previstas quatro reuniões para discussão do Plano Plurianual (PPA), nas 4 regiões da cidade.

Idealizado com o objetivo de levar as atividades legislativas para os bairros, o programa propõe a realização de sessões itinerantes, audiências públicas e outras ações institucionais fora do prédio da Câmara, em locais estratégicos da cidade. A ideia é ouvir as demandas da população in loco, discutir soluções e garantir maior transparência, participação cidadã e protagonismo comunitário no processo legislativo.

“A Câmara Municipal não pode ser uma instituição distante da realidade das pessoas. Com o Câmara em Ação, vamos até onde o povo está, escutamos suas necessidades diretamente e fortalecemos o elo entre o cidadão e o Poder Legislativo”, afirmou o presidente Luis Santos ao anunciar o projeto.

Reformas estruturais e ampliação de gabinetes

Com o aumento do número de vereadores de 20 para 25, a Câmara passou por reformas internas para acomodar os novos parlamentares. Os gabinetes foram reconfigurados, com alguns sendo divididos para abrigar dois vereadores, garantindo equidade no espaço de trabalho. Além disso, o plenário foi adaptado para comportar as novas cadeiras otimizando o espaço disponível.

Sala de imprensa José Roberto Ercolin

O Legislativo sorocabano também inaugurou a Sala de Imprensa "José Roberto Ercolin", homenagem ao comunicador, que foi âncora do Jornal da Manhã da rede Jovem Pan por mais de 30 anos. O espaço, destinado exclusivamente aos jornalistas que cobrem os trabalhos do Legislativo durante as sessões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas, conta com computadores com acesso à internet, mesa de trabalho e área de relaxamento. Atualmente, mais de 20 jornalistas de veículos impressos, internet, agências de notícias, rádios e televisão realizam a cobertura das ações do legislativo sorocabano.

Produtividade legislativa e sessões relevantes

A gestão atual tem se destacado pela produtividade legislativa. Foram mais de 5,5 mil proposituras apresentadas pelos vereadores, com mais de 2450 indicações, com demandas da população a várias regiões da cidade, 990 requerimentos, fiscalizando os serviços públicos do município, e 396 projetos de lei que versam sobre temas como Saúde, Cidadania, Educação, Segurança, benefícios às mulheres vítimas de violência, geração de emprego e renda, Direitos dos animais e até proibição dos pedágios.

A Câmara realizou 19 sessões ordinárias e 7 sessões extraordinárias, com aprovação de projetos em destaque, como projetos do Executivo sobre operações de crédito, aprovação da desafetação de área para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), discussão e aprovação de projetos relacionados ao turismo, cultura e esporte.

Resgate histórico e valorização institucional

Em 6 de março de 2025, a Câmara celebrou seus 364 anos com um ato cívico promovido pelo presidente Luis Santos. A solenidade contou com o hasteamento das bandeiras, execução do Hino da Bandeira pela Banda Regimental de Música do CPI-7, entrega de votos de congratulações e uma exposição fotográfica dos ex-presidentes da Casa. O evento teve como objetivo resgatar a história da instituição e reforçar seu compromisso com a democracia e o desenvolvimento de Sorocaba.

Orquestra Sinfônica na Câmara

Pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal recebeu a Orquestra Sinfônica de Sorocaba em concerto solene. O evento contou com autoridades e teve como destaque a nova versão instrumental do Hino de Sorocaba. Em 3 de outubro de 1949, há 75 anos, 52 músicos subiram ao palco do antigo Cineteatro São José para executar o concerto inaugural da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, que, conforme enfatizou, continua sendo essencialmente a mesma, ainda que com outros músicos.

Reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial da Cidade, a orquestra, desde 1992, é administrada pela Fundec, tendo sua sede no antigo Teatro São Rafael, construído em 1844, na Rua Brigadeiro Tobias, no Centro da cidade, que também já abrigou a sede da Câmara.

Perspectivas futuras

Com foco na modernização e eficiência, a gestão atual da Câmara de Sorocaba planeja continuar promovendo reformas estruturais, ampliando a participação popular e fortalecendo o papel do Legislativo no desenvolvimento da cidade. A expectativa é que, nos próximos meses, novas iniciativas sejam implementadas para consolidar os avanços já alcançados.