14/04/2025 16h44
Facebook

O ambiente foi idealizado para atender sessões solenes, audiências públicas, reuniões de comissões e eventos parlamentares

A Câmara Municipal de Sorocaba inaugura nesta terça-feira (15), às 8 horas, um novo espaço para a realização de atividades parlamentares: o Plenarinho Multiuso Hélio Teixeira Callado. Localizado no corredor da presidência do Legislativo, o ambiente foi apresentado oficialmente aos vereadores nesta segunda-feira (14) pelo presidente da Casa, vereador Luis Santos (Republicanos).

A implantação do novo espaço é resultado de um trabalho integrado entre diversos setores da Câmara, que atuaram com empenho e dedicação em todas as etapas do projeto. Os funcionários da Manutenção, Informática, setor de Serviços Internos, Comunicação e Administração trabalharam de forma conjunta para que o Plenarinho se tornasse uma realidade, demonstrando o compromisso em modernizar e aprimorar as estruturas do Legislativo sorocabano.

O ambiente foi idealizado para atender a demandas internas diversas, como sessões solenes, audiências públicas, reuniões de comissões, encontros parlamentares e momentos de integração entre servidores e representantes da sociedade civil.

“Com essa expansão, a Câmara reafirma seu compromisso em modernizar suas estruturas e oferecer mais eficiência em seu trabalho. Os vereadores necessitavam de um novo espaço para executar o trabalho e, desde o início da minha presidência, tenho lutado para ampliar e modernizar a sede do nosso Poder Legislativo”, destacou o presidente Luis Santos, que fez questão de agradecer a todos os setores envolvidos.

Homenagem - O novo espaço leva o nome de Hélio Teixeira Callado, em homenagem ao vereador emérito e ex-presidente da Câmara Municipal, que esteve à frente da Casa entre 1969 e 1971.

Nascido em 18 de março de 1928, no distrito de Morro Alto, em Itapetininga, Hélio era filho de Aripício Teixeira Callado e Cecília Teixeira de Macedo. Era bacharel em Ciências Jurídicas e História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba. Atuou como educador social e advogado concursado do Sesi (Serviço Social da Indústria).

Foi professor em diversas escolas de Sorocaba e também diretor substituto do 6º Ginásio Estadual da cidade. Participou ativamente da vida acadêmica e comunitária, sendo membro da Fundação Sorocaba, que mantém a Faculdade de Medicina de Sorocaba, e do Conselho Superior da Fundação Dom Aguirre. Também presidiu a Associação Cristã de Moços (ACM) e o Centro de Estudos Históricos Varnhagen da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba.

Membro atuante da Igreja Presbiteriana, presidiu o conselho administrativo do Lar Betel e foi superintendente da Escola Dominical da igreja. No Legislativo, exerceu cinco mandatos como vereador, entre 1960 e 1992, tendo presidido a Comissão de Justiça e a própria Casa de Leis por três anos consecutivos. Hélio era casado com Dirce Diniz Callado, com quem teve dois filhos.