O vereador observa que muitos agentes preferem o uniforme antigo, de cor amarela, que tinha mais visibilidade; e adiantou que soube da compra de novo
A necessidade de substituição do padrão de uniformes dos agentes de trânsito de Sorocaba foi objeto de requerimento do vereador Fábio Simoa (Republicanos), destacado e aprovado na sessão ordinária desta terça-feira, 15. O vereador ressalta que os agentes de trânsito da Urbes desempenham um importante papel no sistema logístico da cidade e, para tanto, é de grande importância que sua identificação seja visível tanto para garantir que suas orientações no trânsito sejam de fácil visualização quanto por sua própria segurança.
“Recebi reclamações de agentes de trânsito que se sentem inseguros com o atual uniforme que estão utilizando, um uniforme azul-marinho, mais escuro. O uniforme anterior, o amarelo, tinha maior aceitação entre os agentes, pois permitia maior visibilidade”, disse Fábio Simoa, acrescentando que foi informado sobre a iminente troca do uniforme dos agentes de trânsito. “Já existe uma compra de um novo uniforme, que é refletivo, tipo verde-limão, meio amarelo”, adiantou o parlamentar ao destacar seu requerimento na tribuna.
Em seu requerimento, Fábio Simoa lembra que, no passado, os uniformes dos agentes de trânsito eram amarelos, ao menos na parte superior do corpo, o que garantia uma pronta identificação desses agentes, bem como facilitava aos motoristas, pedestres e motociclistas, entre outros transeuntes, uma fácil identificação das instruções de trânsito passadas por esses agentes públicos.
“Entretanto, recentemente houve uma alteração do antigo padrão na cor amarela, já consagrado e bastante eficiente, para um novo padrão de uniforme na cor azul marinho, uma cor que, além de dificultar a visualização desses servidores, faz com que o seu uniforme fique mais quente, já que a cor azul marinho esquenta muito mais ao sol”, afirma Fábio Simoa, que solicita esclarecimentos sobre as razões que levaram à troca do uniforme.