Novo espaço amplia a estrutura do Legislativo para reuniões, audiências e atividades institucionais, homenageando o legado do ex-parlamentar
A Câmara Municipal de Sorocaba inaugurou na manhã desta terça-feira, 15, o Plenarinho Multiuso Hélio Teixeira Callado, novo espaço voltado à realização de atividades parlamentares. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Luis Santos (Republicanos), e contou com a presença da filha do homenageado, Helena Cecília Teixeira Callado. Também prestigiaram o evento os vereadores Alexandre da Horta (Solidariedade), Dylan Dantas (PL), Henri Arida (MDB), Iara Bernardi (PT), Izídio de Brito (PT), Rogério Marques (Agir) e Toninho Corredor (Agir).
Localizado no corredor da presidência, o novo ambiente foi idealizado para atender a diversas demandas internas, como sessões solenes, audiências públicas, reuniões de comissões, encontros parlamentares e momentos de integração entre servidores e representantes da sociedade civil.
O presidente Luis Santos ressaltou a importância da ampliação da estrutura física do Legislativo, destacando a inauguração do plenarinho como parte desse processo. “Não dá para se pensar uma Casa de Leis desse tamanho com apenas uma sala de reunião. Estamos trabalhando firme para garantir um ambiente adequado ao trabalho de vereadores, servidores e, principalmente, para melhor atender a população”, afirmou.
Helena Cecília Teixeira Callado agradeceu a homenagem em nome da família e destacou o legado deixado por seu pai. “Meu pai trouxe para Sorocaba sonhos e muito empenho para realizá-los. Esta Casa é o centro da irradiação da cidadania. Que a sala que leva seu nome seja o centro de planejamentos estratégicos e projetos que levem nossa cidade ao progresso”, declarou.
Sobre o homenageado – Hélio Teixeira Callado foi vereador e presidente da Câmara Municipal, exercendo a presidência entre 1969 e 1971. Nascido em 18 de março de 1928, no distrito de Morro Alto, em Itapetininga, era filho de Aripício Teixeira Callado e Cecília Teixeira de Macedo. Bacharel em Ciências Jurídicas e História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, atuou como educador social e advogado concursado do Sesi (Serviço Social da Indústria).
Foi professor em diversas escolas de Sorocaba e também diretor substituto do 6º Ginásio Estadual da cidade. Participou ativamente da vida acadêmica e comunitária, integrando a Fundação Sorocaba — mantenedora da Faculdade de Medicina — e o Conselho Superior da Fundação Dom Aguirre. Também presidiu a Associação Cristã de Moços (ACM) e o Centro de Estudos Históricos Varnhagen.
Membro atuante da Igreja Presbiteriana, presidiu o conselho administrativo do Lar Betel e foi superintendente da Escola Dominical da igreja. No Legislativo, exerceu cinco mandatos entre 1960 e 1992, presidindo a Comissão de Justiça e a própria Câmara por três anos consecutivos. Era casado com Dirce Diniz Callado, com quem teve dois filhos.