15/04/2025 12h23
Facebook

A vereadora afirma que 15 boletins de ocorrência foram registrados pelo Centro de Educação Infantil “Jandira Barrada da Silva”, na Vila Santa Clara

A vereadora Tatiane Costa (PL) solicita providências urgentes do Executivo para levar mais segurança ao Centro de Educação Infantil “Jandira Barrada da Silva” (CEI-134), na Vila Santa Clara, que já foi alvo de diversas invasões, furtos e ameaças. A parlamentar formulou a reivindicação por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta terça-feira, 15.

“Minha reivindicação se fundamenta numa visita in loco que fiz à escola, ocasião em que foi possível constatar pessoalmente a situação alarmante de descaso e insegurança, que expõe diariamente crianças, profissionais da educação e moradores do entorno a riscos inaceitáveis, incompatíveis com o papel do poder público em zelar por seus cidadãos, especialmente os mais vulneráveis”, afirma a vereadora.

Em seu requerimento, Tatiane Costa elenca 15 boletins de ocorrência já registrados pela escola que, segundo ela, “apontam para uma realidade crítica de violações constantes à integridade do prédio e à segurança de todos que nele trabalham ou estudam”. A parlamentar enumera problemas como furtos de materiais e equipamentos, desde janelas inteiras até ventiladores adquiridos com recursos dos próprios pais de alunos, além de grelhas de ralos, motor do portão automático e depredação de portas.

Tatiane Costa também menciona a falta de privacidade no interior da escola, uma vez que ela está situada ao lado de uma movimentada passagem de pedestres, o que expõe diretamente as crianças e suas atividades diárias, ferindo princípios básicos de proteção e bem-estar. Segundo a vereadora, também há a presença constante de pessoas em situação de rua nas imediações da escola, com registros de escalada do alambrado, ameaças verbais, comportamento hostil e realização de necessidades fisiológicas próximas ao espaço escolar.

Segundo ela, também há indícios de criminalidade nas redondezas, uma vez que já foram encontrados pinos de cocaína próximos ao muro da unidade, revelando a proximidade de atividades ilícitas com o ambiente escolar. “Como tentativa de dissuadir invasores, foi alocado um cachorro para permanecer na escola. No entanto, o animal também foi roubado”, observa a vereadora, enumerando outros problemas de segurança na referida escola.

Em razão desses problemas, Tatiane Costa solicita ao Executivo medidas urgentes para combater o problema da insegurança na escola CEI-134, como a recomposição e reforço dos alambrados e muros da escola; a instalação de câmeras de monitoramento nos principais pontos vulneráveis; a reativação do portão automático, com reposição do motor furtado; a reposição imediata dos bens furtados, como ventiladores, janelas, portas e grelhas; instalação de barreiras visuais ou telas de proteção, a fim de garantir a privacidade das crianças; e patrulhamento frequente da Guarda Civil Municipal, entre outras.