A iniciativa foi do vereador Rogério Marques (Agir), destacando que o projeto existe há quase seis anos
O projeto social “Quitanda Solidária” foi homenageado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, realizada na noite de terça-feira, 15, por iniciativa do vereador Rogério Marques (Agir), que destacou a contribuição do projeto para a segurança alimentar das famílias, sobretudo as mais vulneráveis.
Além do vereador, que presidiu o evento, a mesa de honra da solenidade foi composta pelas seguintes personalidades: a secretária da Mulher, Rosângela Perecini, representando a primeira-dama Sirlange Maganhato; Talita Diene Rodrigues Antunes Marques, esposa do vereador e presidente do projeto social; Gil Sales Albach, vice-prefeito de São Miguel Arcanjo; Roberto William Miguel, conselheiro do Corinthians, conhecido como "Libanês"; Antônio Brione Neto, presidente da Associação Direitos Sociais G5 de Piracicaba; e o escultor Gilmar Pinna. O vereador Toninho Corredor (Agir) foi representado pelo assessor Vladimir Lineu Alves.
“Esta é a minha primeira sessão solene nesta Casa de Leis e para mim é um orgulho muito grande, pois estamos homenageando um projeto que nasceu no coração de Deus. Quero parabenizar cada um de vocês que estão aqui fazendo parte dessa história”, afirmou Rogério Marques ao saudar os presentes. O vereador, que também é pastor, protagonizou os momentos culturais do evento, cantando canções evangélicas acompanhado ao violão pelo seu assessor Augusto Oliveira.
A secretária Rosângela Perecini ressaltou que o Projeto “Quitanda Solidária” é um grande parceiro do Programa Mercado Solidário, criado pela primeira-dama e desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade. “O Mercado Solidário atende milhares de famílias de Sorocaba, mas às vezes faltava o legume, a fruta, a verdura para complementar os itens industrializados. Então, o Quitanda Solidária vem fornecendo esses produtos”, contou.
Para o vice-prefeito de São Miguel Arcanjo, “o projeto tem sido um instrumento de transformação de vidas, um instrumento de solidariedade”: “Através do apoio essencial dos nossos agricultores, esse projeto tem alcançado famílias e transformado a realidade da mesa de muitos lares, com alimentos saudáveis e refeições dignas” – afirmou Gil Sales Albach, desejando que o Projeto Quitanda Solidária cresça cada vez mais e se espalhe nas comunidades carentes.
Talita Diene Antunes agradeceu a todos os produtores rurais e fornecedores que colaboram com o projeto social: “Muitas famílias de nossa cidade e até mesmo de outras cidades, por onde passa esse projeto, são abençoadas com essas doações. Gratidão a cada voluntário, que é peça fundamental nessa logística de carregar e descarregar caminhão, coleta e distribuição dos kits de legumes, enfim, é o comprometimento de cada um de vocês que faz este projeto caminhar”.
Os voluntários do programa foram homenageados com votos de congratulações ao final da sessão solene, que foi transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.1, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra), bem como pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais está disponível na íntegra.