O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos atiradores
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), participou na manhã desta quarta-feira (16) da solenidade em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro e da tradicional entrega de boinas aos atiradores da turma de instrução do Tiro de Guerra 02-040, sediado na cidade.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos atiradores. Estiveram presentes o chefe da instrução do Tiro de Guerra, subtenente José Ricardo de Lima Souza, o instrutor da tropa, 2º sargento Jardiel Ribeiro Soares, o comandante da Guarda Civil Municipal, Davi Dutra, além de veteranos da unidade.
Durante seu pronunciamento, o presidente Luis Santos ressaltou o papel fundamental do Tiro de Guerra na formação dos jovens e no fortalecimento dos valores patrióticos. “Espero que vocês tenham essa boina como um símbolo de responsabilidade, patriotismo e valorização dos princípios que são ensinados a vocês. Levem esses ensinamentos para a vida de vocês”, destacou o parlamentar.
Além da entrega da boina verde-oliva, símbolo de integração oficial dos jovens à tropa, a Câmara Municipal também concedeu votos de congratulações aos atiradores em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela unidade. Na ocasião, o vereador Luis Santos foi homenageado pelo Exército Brasileiro com a moeda comemorativa do Tiro de Guerra, em agradecimento ao apoio prestado à instituição.Os atiradores do Tiro de Guerra de Sorocaba recebem instrução militar ao longo de 10 meses, em horários adaptados, o que permite a conciliação com trabalho e estudos. Durante esse período, participam de treinamentos físicos, instruções de armamento e tiro, camuflagem, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, entre outras atividades.
O trabalho da unidade não se restringe ao ambiente militar. Os jovens também se envolvem em ações cívico-sociais, como campanhas de vacinação e doação de agasalhos, reforçando o compromisso com a comunidade local. Com ênfase no civismo e na cidadania, o Tiro de Guerra cumpre papel na formação de jovens conscientes de seus deveres com a pátria, contribuindo para o fortalecimento dos laços entre o Exército e a sociedade civil.