16/04/2025 16h00
atualizado em: 16/04/2025 15h13
Facebook

Dos 348 aprovados, apenas 97 foram convocados até o momento, mesmo após promessas públicas do prefeito de chamar 300 de forma imediata

O vereador Raul Marcelo (PSOL) protocolou, nesta quarta-feira (16), um requerimento oficial à Prefeitura de Sorocaba cobrando informações detalhadas sobre o chamamento dos aprovados no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM), realizado em 2023. Dos 348 aprovados, apenas 97 foram convocados até o momento, mesmo após promessas públicas do prefeito de chamar 300 de forma imediata.

O parlamentar quer saber qual é o cronograma real de convocação, por que os 70 nomes anunciados para fevereiro e março deste ano ainda não foram chamados, e quais os impedimentos concretos para a nomeação dos demais aprovados — especialmente diante de um orçamento municipal que gira em torno de R$ 6 bilhões.

“Mais de 200 pessoas seguem sem perspectiva, mesmo após reorganizarem suas vidas acreditando nas promessas da atual gestão. Isso gera frustração e prejuízos materiais e emocionais. É inaceitável que, em um momento de déficit na segurança pública, o governo Rodrigo Manga (Republicanos) negligencie a convocação desses profissionais que já passaram por todo o processo seletivo”, afirma Raul Marcelo.

O vereador do PSOL ainda cobra que o Executivo sorocabano informe se há dotação orçamentária prevista para novas convocações e que medidas serão tomadas para reparar os prejuízos causados aos candidatos aprovados.

Raul reforça o compromisso com a valorização dos serviços públicos e com o respeito aos concursados: “Concurso público é coisa séria. Não pode ser usado como propaganda eleitoreira. O que está em jogo é o futuro de centenas de famílias.”

Assessoria de Imprensa - vereador Raul Marcelo (PSOL)