A iniciativa é do vereador Fábio Simoa (Republicanos), autor de leis que tratam do “Abril Tulipa Vermelha” e de cordão de identificação da doença
Com o objetivo de promover a campanha “Abril Tulipa Vermelha” e a Semana Municipal de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, a Câmara Municipal de Sorocaba irá realizar audiência pública na tarde de 29 de abril (terça-feira da próxima semana), às 15 horas, por iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos), autor da lei que instituiu a data comemorativa na semana em torno do dia 22 de abril.
Estima-se que a Doença de Parkinson, que possui caráter degenerativo, crônico e progressivo, acomete mais de 8 milhões de pessoas no mundo e mais de 200 mil no Brasil. Afeta funções primordiais do corpo, causando diversos sintomas motores, entre eles lentidão dos movimentos, tremores, alteração postural e de equilíbrio, movimentos involuntários e diminuição dos reflexos, além de sintomas não motores como depressão, dores e alteração do sono, paladar e olfato.
Leis municipais – Com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença, Sorocaba conta com a Lei nº 12.807, de 26 de maio de 2023, de autoria do vereador Fábio Simoa (Republicanos), que instituiu no calendário oficial do município, em torno do dia 22 de abril, a Semana de Conscientização sobre a Doença de Parkinson, denominada “Tulipa Vermelha”, nome que se estende a todo o mês de abril. O objetivo da campanha, que envolve profissionais de saúde e a população em geral, é buscar melhor qualidade de vida para as pessoas com a doença.
O vereador Fábio Simoa também é autor da Lei nº 13.042, de 12 de julho de 2024, que institui o uso do “Cordão Tulipa Vermelha” como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com Doença de Parkinson. O objetivo da norma é facilitar a identificação dessas pessoas em locais públicos, evitando constrangimentos, garantindo atendimento preferencial, possibilitando o recebimento de suporte específico e favorecendo o resgate da autoestima, dignidade e autonomia, entre outros.
A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.1, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra), bem como pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.