O vereador Ítalo Moreira (União) afirma que a cidade possui quase duas mil crianças que aguardam por vagas em creches públicas de Sorocaba e que entidades conveniadas com a Prefeitura operam com dezenas de vagas ociosas, sem justificativa plausível. Essas informações são resultado de requerimento protocolado pelo parlamentar, questionando a Prefeitura sobre a situação e gestão de contratos.
Na Casa das Mães, referência em acolhimento, há relatos de que possuem 62 vagas livres das 182 contratadas, recebendo menos recursos do que deveria. Outras instituições, como Educandário Santo Agostinho, Creche Sagrada Família OPAI e Creche Deus Menino, vivem realidade semelhante. "Tudo isso, enquanto a Prefeitura mantém crianças na fila, alegando falta de vagas", observa Ítalo Moreira.
Com base em requerimentos anteriores e respostas oficiais que considera contraditórias, Ítalo Moreira revela um cenário de contratos não executados integralmente, repasses financeiros inferiores ao contratado e a ausência de um plano efetivo para redistribuir as crianças nas vagas disponíveis. Ele também questiona por que o município insiste em não utilizar essas vagas, prejudicando famílias e entidades, além de propor soluções e exigir respeito ao princípio da eficiência pública.
(Assessoria de Imprensa - Vereador Ítalo Moreira/União)