25/04/2025 14h52
Facebook

A Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da Câmara Municipal realizou na manhã desta sexta-feira (25), na sede do Conselho Tutelar de Sorocaba, a primeira reunião de 2025 com os conselheiros tutelares do município. O presidente da comissão, vereador Toninho Corredor (Agir) coordenou o encontro, que contou com a participação da vereadora Jussara Fernandes (Republicanos). A vereadora Tatiane Costa (PL), que também integra a comissão, foi representada por uma assessora parlamentar.

De acordo com Toninho Corredor, as comissões têm essa função, de estarem mais próximas de seus temas, acompanhando de perto os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. "Nosso objetivo com essa primeira reunião é primeiramente conhecer os conselheiros e conselheiras, e também ouvi-los. Queremos saber como estão os atendimentos, quais as principais dificuldades, ou seja, que apresentem as demandas atuais, para que possamos contribuir e cobrar do Executivo melhorias", frisou o vereador.

A Comissão dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude deverá se reunir em breve para analisar as demandas apresentadas e fazer os encaminhamentos necessários.

Sobre o conselho - O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tem como atribuições atender as crianças e adolescentes que necessitam de proteção, quando em situações de risco, violência ou negligência.

Em Sorocaba, são seis conselhos tutelares, com cinco membros cada um, divididos por três regiões: Norte, Oeste e Leste/Sul. O órgão municipal, vinculado à Secretaria da Cidadania (Secid) tem sua sede localizada na Avenida General Carneiro, 312.

Os munícipes podem entrar em contato com o Conselho Tutelar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3235-1212 ou, após esse horário ou em fim de semana e feriado, para o telefone 125 ou ainda diretamente para a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo 153.

(Assessoria de Imprensa – vereador Toninho Corredor/Agir)