A Câmara Municipal de Sorocaba realizou, na tarde desta segunda-feira (26), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadã Sorocabana à produtora cultural Laura Giuliana de Cápua. A cerimônia, realizada no Plenarinho “Dr. Hélio Teixeira Callado”, foi presidida pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos), em nome do autor da outorga, vereador Luis Santos (Republicanos), ao lado do deputado estadual e ex-vereador Vitão do Cachorrão (Republicanos), proponente original da homenagem.
A solenidade reuniu ainda os vereadores João Donizetti Silvestre (União), Roberto Freitas (PL), Henri Arida (MDB), a secretária municipal da Mulher, Rosângela Perecini, o secretário municipal de Inclusão e Transtorno do Espectro Autista, Vinícius Aith, o secretário de Comunicação Institucional do Legislativo, Fábio Mascarenhas, o secretário Legislativo, Marcelo de Almeida, o Secretário Geral, Marcos Rodrigues, além de familiares e amigos da homenageada, que celebraram sua trajetória de mais de duas décadas dedicadas à valorização do patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e cultural em diversas cidades do país.
A cerimônia foi marcada por momentos de emoção, com manifestações de carinho de familiares e amigos presentes, além de falas que ressaltaram o impacto positivo do trabalho de Laura nas políticas culturais e na preservação do patrimônio.Sobre a homenageada – Laura Giuliana de Cápua atua há 24 anos como produtora cultural, com especialização em projetos voltados à proteção e promoção do patrimônio histórico e artístico. Com passagens por diversas cidades brasileiras, ela se destaca por desenvolver iniciativas que aliam inovação, responsabilidade social e profundo respeito às tradições locais.
Nascida em Novo Hamburgo (RS), ela é formada em Direito pela Universidade Paulista (Unip), e Gestão Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Fluente em quatro idiomas além do português(francês, turco, italiano e alemão), estudou artes na Galleria Dei Ufizzi, em Florença, na Itália, especializando-se em Restauração de Patrimônios Históricos.
Em 1998, atuou em seu primeiro restauro na cidade de Sorocaba, a Capela do Divino Espírito Santo, no altar principal e no quadro do pintor italiano Ângelo Zovetti, de 1902. Também atuou no restauro da Capela de João de Camargo, onde restaurou 1500 imagens e o altar principal. Atuou ainda no restauro da Capela do Inhaíba e da Fábrica Santa Maria, onde hoje funciona a Secretaria de Meio Ambiente.