14/07/2025 13h32
Facebook

Protagonismo do Legislativo e adequações do prédio da Casa de Leis foram alguns dos temas abordados, além de ações de seu quinto mandato

O presidente do Legislativo sorocabano, vereador Luis Santos (Republicanos), participou na manhã desta segunda-feira, 14, do programa “Bate-papo com os Vereadores”, realizado e transmitido ao vivo pela TV Câmara. Na entrevista, conduzida pelo jornalista Carlos Garbo, o presidente fez um balanço do primeiro semestre à frente da Mesa Diretora e também sobre os seis primeiros meses de seu quinto mandato como vereador.

Entre os destaques da entrevista, o presidente comentou os desafios enfrentados assim que assumiu o comando do Legislativo - que acabava de ampliar de 20 para 25 o número de parlamentares, começando pela reforma dos gabinetes e adequações do prédio para receber os novos vereadores. Também comentou as demais ações em andamento, assim como os planos futuros. “Quero deixar essa Casa pronta para os próximos 50 anos”, disse. 

Também falou sobre a bandeira levantada em prol do protagonismo do Legislativo e de articulação regional. Luis Santos citou diversas ações já desenvolvidas como a criação do Dia da Câmara (3 de março) e a realização do ato cívico, como medidas de valorização da Casa de Leis; e também a promoção do encontro de presidentes das Câmaras da Região Metropolitana e da audiência sobre o trem intercidades, no âmbito regional. “A Câmara assumiu o protagonismo nas audiências do trem turístico. Um tema que venho lutando desde 2009, no meu primeiro mandato. E tudo isso está projetando nossa Casa”, ressaltou. 

O presidente enalteceu, ainda, o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo, que tem desenvolvido projetos em parceria com a Secretaria da Educação e trazendo os estudantes para dentro da Câmara – incluindo a realização de campeonato de xadrez, com 150 alunos, e simulação de uma conferência da ONU. Falou ainda sobre o Câmara Itinerante, que levou o debate do Plano Plurianual aos bairros.

Ações do mandato – Autor de dezenas de leis em seus cinco mandatos, Luis Santos comentou algumas delas, em especial na defesa de pessoas com deficiência. “Eu tenho toda a atenção para esse segmento, não só por uma questão de cuidado, de criação e políticas públicas, mas, principalmente pela empatia”, afirmou, lembrando de sua própria condição como pessoa com deficiência, apesar de sua deficiência não ser “tão limitante”, como frisou.

“Eu me adaptei para sobreviver em um mundo onde todos esperam que você seja normal, entre aspas. Muitos não sabem, mas eu era destro e tive que aprender tudo com a canhota, inclusive escrever, desenhar, operar computador, dirigir, fazer tudo com a mãe esquerda”, disse.

Uma das leis citadas foi a que prevê a distribuição do kit maternidade solidária, entre outras ações em benefício de mulheres e crianças. “Fiquei muito feliz por criar essa lei que está para ser implantada, assim como a que criou o Banco de Cabelos, onde a pessoa pode doar seu cabelo para a confecção de perucas para quem está no processo de tratamento do câncer ou tenha alopecia”, citou.

Sobre as novas propostas defendidas por seu mandato, citou a via elevada na marginal direita do Rio Sorocaba. Também comentou sua atuação em prol da criação de vagas de emprego - lembrando a conquista de passagens gratuitas para alunos da Uniten e sua participação efetiva nos Mutirões de Emprego; assim como seu empenho em prol do turismo e do tropeirsmo. 

O programa “Bate-papo com os Vereadores” com o presidente Luis Santos, que foi ao ar nesta segunda-feira, pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara ou nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).