O vereador observa que há um laudo técnico da Secretaria do Meio Ambiente autorizando o abate, para segurança da comunidade escolar
O vereador Silvano Jr. (Republicanos), por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, solicita o abate de árvore condenada em frente ao Centro de Educação Infantil “Leonilda Cruz Maldonado” (CEI-101), localizada na Rua João Martini Filho, na divisa da Vila Formosa com o Jardim São Conrado.
“O pedido de corte da árvore foi feito há três anos e foi deferido há dois anos, mas até hoje a árvore não foi cortada, correndo o risco de cair em cima da escola. Essa árvore está podre e tem quase 25 metros de altura. É uma situação grave e ela precisa ser retirada o mais rápido possivel”, afirmou Silvano Jr. ao usar a tribuna na última sessão ordinária para falar do seu requerimento.
“Há um parecer técnico que apontou os riscos iminentes que a árvore condenada representa para a segurança de alunos e servidores da CEI-101. Por isso, estamos solicitando providências urgentes, com o objetivo de evitar acidentes e garantir a integridade física da comunidade escolar”, afirma Silvano Jr.
O vereador lembra que o laudo técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente autorizando o abate é datado de 17 de março de 2023, mas o abate ainda não foi feito. “Estamos na estação do inverno onde ocorrem poucas chuvas e ventos fortes, então essa é a estação ideal para fazer podas e abate de árvores”, argumenta Silvano Jr.
Em seu requerimento, o vereador também indaga ao Executivo quais as ações o governo municipal tem adotado para aumentar a segurança e amenizar o número de acidentes com arvores condenadas que possam cair sobre residências, ruas ou próprios públicos e qual o tempo médio para efetuar o abate de arvores autorizado pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente.