Vereador quer saber se a Prefeitura tem medidas concretas para garantir o pagamento de profissionais que estão há 120 dias sem receber
O vereador Raul Marcelo (PSOL) cobrou, na tarde deste sábado, 19, explicações da Prefeitura de Sorocaba sobre os atrasos nos salários de cerca de 90 médicos que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Prontos Atendimentos (PAs) do município. Os profissionais, contratados pela empresa terceirizada Sólida Saúde, estão há cerca de 120 dias sem receber pagamento.
De acordo com o parlamentar, além de comprometer a dignidade dos profissionais da saúde, a falta de pagamento coloca em risco a continuidade e a qualidade do atendimento prestado à população sorocabana. “É inadmissível que médicos estejam trabalhando há quatro meses sem receber. Isso é um desrespeito com quem dedica a vida a salvar outras vidas”, afirma Raul.
O contrato com a Sólida Saúde foi firmado pela Prefeitura em 2021, com valor total de R$ 1.188.000,00. A empresa é responsável por complementar a escala médica nas unidades de saúde da cidade. No entanto, além das denúncias locais, a empresa já acumula diversas reclamações em outras cidades e estados.
No documento enviado ao governo municipal, Raul Marcelo solicita informações como: a situação contratual atual da empresa, os valores já repassados desde o início do contrato, eventuais notificações ou penalizações aplicadas pela Prefeitura, e os mecanismos de fiscalização utilizados pelo Executivo para assegurar o cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da empresa terceirizada.
“O governo municipal não pode se omitir. Como contratante, tem responsabilidade legal e moral de fiscalizar a atuação dessas empresas. Queremos saber se a Prefeitura está tomando alguma medida concreta para garantir o pagamento desses trabalhadores”, destaca Raul Marcelo.
(Assessoria de imprensa – vereador Raul Marcelo – PSOL)