Vereador visitou o local, ouviu as demandas dos cooperados e se comprometeu a contribuir com futuros projetos
O vereador Raul Marcelo (PSOL) visitou, na manhã desta terça-feira, 22, a Coopervida Sustentável, localizada no bairro Genebra, Zona Leste de Sorocaba. A cooperativa vem se consolidando como uma importante fonte de geração de renda para trabalhadoras e trabalhadores que se encontravam em situação de desemprego, tudo isso sem qualquer apoio do poder público municipal.
Durante a reunião, Raul Marcelo ouviu as demandas dos cooperados e se comprometeu a colaborar com projetos futuros voltados à valorização do trabalho das catadoras e catadores, além do fortalecimento da coleta seletiva na cidade. “A Rede Solidária Cata-Vida gera mais de 50 empregos diretos, mostrando que as cooperativas de reciclagem, além de promoverem geração de renda e trabalho digno, desempenham um papel fundamental na preservação do meio ambiente. É um ciclo virtuoso que beneficia a cidade e suas pessoas”, destaca Raul Marcelo, que, durante seu mandato como deputado estadual, conquistou R$ 200 mil para a compra de equipamentos destinados às cooperativas de reciclagem de Sorocaba.
A Coopervida, que existe desde 2021, atua em parceria com o Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) e com a Paróquia Nossa Senhora do Povo, do distrito de Brigadeiro Tobias. Com o esforço coletivo das catadoras e catadores de materiais recicláveis, a cooperativa tem ampliado sua atuação por meio do cadastramento de residências, escolas, condomínios e entidades para a coleta seletiva.
Segundo Rita Viana, diretora do Ceadec, Sorocaba recicla apenas 3% dos resíduos sólidos que poderiam retornar ao ciclo produtivo. Os outros 97% de materiais recicláveis acabam sendo enviados ao aterro sanitário ou descartados de maneira inadequada, muitas vezes confundidos com “lixo comum”.
O Ceadec atua desde 1999 na assessoria a cooperativas, oferecendo assistência técnica e contribuindo na construção de projetos que combatem a exclusão social e fomentam o emprego e a renda por meio da economia solidária. Foi essa entidade, inclusive, que criou a primeira cooperativa de catadores de Sorocaba. O Ceadec também apoiou a criação e assessora, até hoje, a Rede Solidária Cata-Vida, a primeira rede solidária de cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Brasil.
Atualmente, as cooperativas ligadas ao Ceadec, entre elas a Coopervida (Sorocaba e Alumínio), a Coresp (Salto de Pirapora), a Comarps (Pilar do Sul) e a própria Rede Solidária Cata-Vida, separam, prensam e comercializam mais de 50 toneladas de materiais recicláveis por mês, número ainda distante do volume total de resíduos produzidos na região.
(Assessoria de imprensa – vereador Raul Marcelo – PSOL)