Vereador promoveu encontro do prefeito com praticamente todos os reitores e diretores das principais universidades e faculdades de Sorocaba
Em um dos encontros mais representativos do setor educacional dos últimos anos, o vereador Ítalo Moreira reuniu na tarde desta terça-feira, 29, o prefeito Rodrigo Manga e praticamente todos os reitores e diretores das principais universidades e faculdades de Sorocaba para um debate estratégico: a regulamentação da Lei Municipal nº 12.406/2021, que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
A reunião, realizada no gabinete do sexto andar da Prefeitura foi um ponto de inflexão institucional. Com escuta ativa e postura propositiva, o Prefeito demonstrou total interesse em transformar a norma em ação concreta. O resultado imediato foi o anúncio da criação de um Grupo de Trabalho Interinstitucional, que será responsável por elaborar, de forma colaborativa, o decreto que regulamentará a política. Também será feita uma agenda oficial de visitas técnicas às universidades, para mapear estruturas, projetos e demandas diretamente no campo.
A proposta de Ítalo Moreira se destaca pela visão de futuro com responsabilidade legal, o vereador optou por fortalecer uma lei já aprovada, viabilizando sua efetiva aplicação com diálogo entre os poderes e o setor acadêmico. Trata-se de um modelo de atuação legislativa que alia inteligência institucional, respeito à separação dos poderes e foco no resultado coletivo.
O movimento iniciado hoje é uma convocação à inteligência aplicada ao bem comum. Sorocaba deixa de apenas falar em inovação — e começa, de fato, a estruturá-la com base técnica, legal e colaborativa. “Se você não consegue explicar sua ideia em uma frase, ela não é boa, e a nossa é simples: ciência e tecnologia como política de Estado. E o futuro — começa agora”, afirma Ítalo Moreira.
(Assessoria de imprensa – vereador Ítalo Moreira – União)