A iniciativa é do vereador Rafael Militão (Republicanos), que ressalta a importância desses profissionais para a saúde
Os 50 anos do reconhecimento das profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional serão comemorados em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba, a realizar-se na noite desta quarta-feira, 30, às 19 horas, no plenário da Casa. A iniciativa é do vereador Rafael Militão (Republicanos).
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o fisioterapeuta, por meio de técnicas e abordagens terapêuticas, atua para promover a recuperação, prevenção e melhoria da função física, mobilidade e qualidade de vida de indivíduos com condições de saúde variadas. Suas ações compreendem avaliação, diagnóstico, prevenção e tratamento de distúrbios do movimento e funcionalidade do corpo humano.
Por sua vez, o terapeuta ocupacional é um profissional dotado de formação nas áreas de saúde e sociais e sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária ou desenvolvimento, sua formação pessoal, familiar e social. Ainda de acordo com o conselho, “a base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado”.
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.1, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra), bem como pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.