11/08/2025 09h10
atualizado em: 11/08/2025 09h15
Facebook

Vereadora utilizou a tribuna durante sessão ordinária para questionar demora do chamamento público para a gestão da unidade

Durante a sessão ordinária da última quinta-feira, 7, a vereadora Jussara Fernandes (Republicanos) utilizou a tribuna para cobrar explicações da Prefeitura de Sorocaba sobre a demora na finalização do chamamento público para a gestão do Hospital Veterinário Público.

Segundo a última atualização, a entrega do prédio dependia apenas da instalação de alguns ralos, especialmente na sala de necrópsia - que ainda não foram encaminhadas - e da finalização do chamamento público para definir Organização da Sociedade Civil (OSC) que será responsável pela gestão, com encerramento previsto para 10 de agosto. O chamamento contou com a participação de quatro OSC e três delas foram desclassificadas, restando apenas um que poderá sagrar-se vencedora. 

No entanto, nas últimas semanas, duas representações foram protocoladas no Tribunal de Contas do Estado (TCE), apontando supostas ilegalidades no edital elaborado pela Prefeitura, o que poderá suspender o chamamento, já que o TCE recomendou que não haja homologação da empresa vencedora antes da correção das supostas irregularidades. Caso haja a suspensão, a Prefeitura deverá apresentar um novo edital seguindo as orientações do Tribunal, o que pode implicar em uma nova anulação do processo e o reinício do chamamento.

Obra acumula mais de um ano de atraso – O Hospital Veterinário Público integra o programa estadual Meu Pet por iniciativa da deputada estadual Maria Lúcia Amary, e teve sua construção iniciada em 2023, com previsão de entrega para o início de 2024. O atraso já ultrapassa um ano e meio, e o investimento total é de aproximadamente R$ 8,2 milhões. Em 2025, por meio de articulação com a Prefeitura, conseguiu ampliar o atendimento da então clínica para regime 24 horas, transformando o projeto em hospital.

(Assessoria de imprensa – vereadora Jussara Fernandes – Republicanos)