13/08/2025 15h00
atualizado em: 13/08/2025 13h09
Facebook

Em entrevista à Rádio Câmara, vereador também falou sobre as expectativas para o segundo semestre

As qualidades e os desafios de Sorocaba, que está prestes a completar 371 anos de fundação, foram abordados pelo vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil) no Jornal da Câmara, da Rádio Câmara Sorocaba, dessa terça-feira, 12. Na entrevista comandada pelas jornalistas Priscilla Radiguieri e Amanda Mendes, o vereador, que é líder do Governo Manga na Casa, também falou sobre a Zona Industrial e sobre projeto de sua autoria que prevê políticas públicas para pessoas com altas habilidades. 

João Donizeti, que está sem seu sétimo mandato, falou sobre a pujança econômica de Sorocaba, destacando que a cidade é considerada uma das melhores do país para se viver. Também defendeu o crescimento sustentável, com respeito ao meio ambiente, e olhar regional, pois “Sorocaba está crescendo tanto que já está conturbada com outros Municípios”, como frisou. 

“Nosso grande desafio é que, nesse período de crescimento econômico, que a cidade possa continuar mantendo o seu padrão de qualidade de serviços, dentro das diversas áreas. Segurança pública é um grande desafio. Meio ambiente é um grande desafio também, que precisamos nos debruçar bastante”, ressaltou. 

Durante a entrevista, o parlamentar comentou, ainda, a atuação do Governo do Estado na região, suas expectativas para o segundo semestre e ainda a votação do Plano Plurianual na Câmara. 

Altas Habilidades – João Donizeti também discorreu sobre o projeto de lei de sua autoria (aprovado em primeira discussão na sessão desta terça) que cria o Dia da Pessoa com Altas Habilidades e Superdotação, a ser celebrado no dia 10 de agosto, quando poderão ser realizados eventos que busquem promover palestras e campanhas junto à sociedade informando sobre o tema.

De acordo com ele, a data irá estimular o debate público sobre o tema e instituição de políticas educacionais inclusivas, voltadas ao desenvolvimento integral dessas habilidades. “Da mesma forma que outras crianças neurodivergentes, também essas crianças com altas habilidades acabam tendo um nível de discriminação, até por seu processo acelerado de aprendizado, onde elas estão inseridas, como na sala de aula, o que requer um olhar também especial por parte das unidades escolares”, destacou.

No bate-papo, o vereador também comemorou a reforma da Unidade de Ponto Atendimento (UPA) do Éden, assim como os avanços ocorridos na unidade desde que a Santa Casa assumiu a gestão da unidade, há cerca de um ano. "Um dos condicionantes da Santa Casa, era de que a Prefeitura pudesse ajudar na manutenção e melhoria da estrutura de acolhimento físico dessa UPA e por isso agora foi entregue essa reforma", explicou, lembrando que também enviou emenda parlamentar para auxiliar na reforma. Assista a entrevista completa com o vereador João Donizeti: