Campanha de incentivo à amamentação foi debatida com a participação da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e especialistas na área da saúde.
O programa “Rádio Câmara no Ar”, realizado na tarde desta quarta-feira,13, pela Rádio Câmara, recebeu a presença da vereadora Fernanda Garcia (PSOL) e especialista na área da saúde para falar sobre a campanha Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização e incentivo ao aleitamento materno no Brasil. Além da parlamentar, estiveram presentes a coordenadora de nutrição do Banco de Leite Humano, Vivian Barbosa dos Santos, e a doula Jôse do Carmo.
A iniciativa do debate foi da vereadora Fernanda Garcia, que destacou a importância da discussão do tema. “O aleitamento materno é extremamente importante para a mãe e para a criança. Nosso desafio é provocar os meios de comunicação para informar, com pessoas técnicas, e ajudar as mães”, disse, lembrando que ainda muitas mulheres sofrem discriminação no momento de amamentação em locais públicos, e citou a lei municipal de 2023 que garante às mães o direito de amamentar em qualquer ambiente.
“Para os bebês é como se fosse uma vacina natural, por isso a campanha agosto dourado, porque é um alimento padrão ouro”, disse. Segundo ela, através do leite as crianças recebem todos os anticorpos e nutrientes necessários, além de desenvolverem a parte cognitiva pela proximidade com a mãe. A especialista comentou ainda que a amamentação é uma ação que envolve a família e ajuda as mulheres a recuperarem o corpo após o parto.
A doula Jôse do Carmo contou que a parte fisiológica das mulheres, durante a gestação, desencadeia uma série de hormônios para formação fetal esperada e o desenvolvimento das mamas para a amamentação. Segundo ela, em caso de nascimento precoce, a mulher já está pronta para produção do leite e citou a importância do acolhimento para orientação das mulheres em relação à amamentação correta para o desenvolvimento do bebê, como é o trabalho realizado pelo Banco de Leite, até com o fornecimento do alimento para que “se em algum momento a mãe tiver alguma questão que interfira na produção do leite, esse bebê não fique sem”, disse.
As convidadas também ressaltaram o vínculo afetivo desenvolvido entre mãe e filho durante a amamentação, a questão da substituição do leite materno por fórmulas industrializadas, o trabalho do Banco de Leite Materno, os benefício ao longa da vida para quem é amamentado na infância entre outros temas voltados a conscientização sobre o aleitamento materno. O programa “Rádio Câmara no Ar” pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara Sorocaba e nas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).