O vereador solicita informações sobre a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), especialmente insulina
A falta de medicamentos de uso contínuo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foi objeto de requerimento do vereador Roberto Freitas (PL), que destaca entre os medicantes em falta sobretudo a insulina para pacientes diabéticos. O vereador abordou o assunto por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 14, após ter sua discussão iniciada na sessão anterior.
“Têm sido recorrentes as denúncias e reclamações de munícipes acerca da indisponibilidade de medicamentos essenciais, como a insulina, nas Unidades Básicas de Saúde do município, o que coloca em risco a integridade física e a qualidade de vida de pacientes diabéticos”, afirma o vereador, destacando que a insulina é um insumo vital, sem o qual os pacientes não conseguem realizar atividades básicas como trabalhar, se alimentar de forma segura ou manter suas rotinas cotidianas.
“Além da falta de medicamentos, os pacientes também reclamam que a insulina que está sendo disponibilizada é de uma marca diferente, que não oferece os mesmos resultados da que vinha sendo usada anteriormente”, disse Roberto Freitas ao destacar seu requerimento na tribuna.
Em seu requerimento, o vereador indaga ao Executivo qual o estoque atual de insulina disponível no almoxarifado central da Secretaria da Saúde e em cada uma das Unidades Básicas de Saúde do município. Roberto Freitas também indaga se existem outras medicações de uso contínuo atualmente em falta nas unidades de saúde e, em caso afirmativo, solicita o encaminhamento à Câmara da relação nominal completa com a data prevista para reposição de cada item. Também indaga sobre a indisponibilidade de insulina e se há uma previsão concreta de regularização do fornecimento, entre outros questionamentos.