18/08/2025 12h22
atualizado em: 18/08/2025 12h34
Facebook

A iniciativa é do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), autor de um projeto de lei sobre o tema. Debate terá início às 14h, no plenário da Câmara

Com o objetivo de debater a internação compulsória de dependentes químicos, bem como o enfrentamento às ‘cracolândias’, a Câmara Municipal de Sorocaba irá realizar na tarde desta segunda-feira, 18, audiência pública no plenário da Casa. De iniciativa do vereador Ítalo Moreira (União Brasil), o debate, marcado para as 14h, contará com a participação de especialistas, autoridades, instituições sociais, representantes da associação comercial e lideranças comunitárias. 

Com o objetivo de regulamentar no âmbito do município a legislação federal que trata do assunto, o vereador Ítalo Moreira apresentou, no ano passado, o Projeto de Lei nº 42/2024, que prevê a internação involuntária e humanizada de pessoas em situação de rua que tenham dependência química. A proposta será debatida na audiência pública desta segunda. 

“A gente precisa dar dignidade a esses dependentes químicos. Ao mesmo tempo que a gente resolve esse grave problema de saúde pública, a gente resolve também o problema de segurança pública, já que os dependentes químicos, principalmente os usuários de crack, são responsáveis por furtos e roubos em nossa cidade”, ressalta Ítalo Moreira.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara (Canal 31.1, digital e aberto; Canal 4 da Claro; e Canal 9 da Vivo Fibra), bem como pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Câmara Municipal de Sorocaba, nas quais ficará disponível na íntegra.