Por meio de requerimento, o vereador pretende garantir planejamento adequado e eficiência no atendimento educacional para os bairros
A estrutura educacional existente nos bairros Éden e Cajuru, especialmente no que diz respeito à capacidade de atendimento para os alunos do ensino fundamental no próximo ano letivo de 2026, é motivo de requerimento do vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil). Conforme propositura destacada e aprovada na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 19, o parlamentar considera insuficiente a atual estrutura escolar da região, especialmente no Cajuru.
João Donizeti observa que o Éden, um dos bairros mais populosos da Zona Industrial de Sorocaba, conta atualmente com um Centro de Educação Infantil (pré-escola), quatro creches e três escolas de ensino municipal que atendem do 1º ao 4º ano. Por sua vez, o Cajuru conta com uma unidade de Centro de Educação Infantil (pré-escola), quatro unidades de creche e apenas uma escola municipal para atendimento do 1º ao 4º ano;
“Ambas as regiões apresentam crescimento populacional contínuo e, juntas, já ultrapassam a marca de 100 mil habitantes, sendo evidente o aumento da demanda por vagas na rede pública de ensino”, afirma João Donizeti. Ao destacar seu requerimento em plenário, o vereador falou das conquistas de novas creches e pré-escolas na região, citando uma grande pré-escola no Éden e as unidades escolares no Jardim Itália e do Jardim dos Pássaros, mas disse que ainda não são suficientes.
Em razão disso, João Donizeti solicita um levantamento atualizado dos alunos matriculados em cada uma das unidades escolares (creches, Centros de Educação Infantil e escolas de ensino fundamental) localizadas nos bairros Éden e Cajuru, inclusive com uma estimativa de demanda de vagas para 2026 especificadas em relação a cada etapa escolar (creche, pré-escola e ensino fundamental) para o ano letivo de 2026, separada por bairro (Éden e Cajuru). Também solicita estudo de impacto ou planejamento estratégico da Secretaria de Educação para expansão da rede escolar no Éden e Cajuru.