20/08/2025 11h24
atualizado em: 20/08/2025 11h24
Facebook

O jovem Antônio Tibúrcio de Luna Neto, também campeão de várias olimpíadas científicas, foi homenageado por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP)

O jovem Antônio Tibúrcio de Luna Neto, de 16 anos, presidente da Sociedade de Debates do Colégio Uirapuru e idealizador do Projeto Vozes Brasileiras, que democratiza o acesso ao debate competitivo de forma online e gratuita para jovens de todo o país, foi homenageado com votos de congratulações da Câmara Municipal de Sorocaba, no final da sessão ordinária de terça-feira, 19, por iniciativa do vereador Fernando Dini (PP).

O jovem Antônio Tibúrcio integra a Seleção Brasileira de Debate Competitivo e conquistou o título de campeão mundial de debate em língua portuguesa. Também representou o Brasil no Campeonato Mundial de Debates Escolares em Língua Inglesa, realizado no Panamá, neste ano, além de ser medalhista em diversas olimpíadas científicas.

Antônio Tibúrcio conquistou três medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia, duas medalhas de ouro na Mostra Brasileira de Foguetes, além de premiações na Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Canguru de Matemática, Olimpíada Brasileira de Geopolítica, entre outras. Foi bolsista de iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, atuando em projetos na área de foguetes. 

“Diante de tantas conquistas, Antônio é motivo de orgulho para Sorocaba e para o Brasil. Que seu exemplo inspire outros jovens a acreditarem na educação, na ciência e no debate como instrumentos de transformação social”, afirmou Fernando Dini, ao justificar a entrega dos votos de congratulações a Antônio Tibúrcio, que esteve acompanhado de seus pais e sua irmã, além do professor Eduardo, do Colégio Uirapuru.

“Antônio Tibúrcio leva o nome de Sorocaba para o mundo e nada mais justo do que o reconhecimento desta Casa de Leis para esse jovem que é uma referência para outros jovens”, afirmou Fernando Dini, salientando a importância de se instituírem políticas públicas que possam estimular a eclosão de mais “perolas” como o homenageado. O jovem agradeceu o vereador pela homenagem, assim como seus pais e colegas de projeto, além dos professores da escola.