22/08/2025 08h26
Facebook

Em visita à escola, vereador constatou diversos problemas estruturais e equipe de limpeza reduzida

O vereador Raul Marcelo (PSOL) levou à Câmara Municipal um relato sobre as condições do Centro de Educação Infantil (CEI-69) “Profª Ester Bueno de Camargo Nascimento”, em Sorocaba. Durante visita realizada na última segunda-feira (18), o parlamentar ouviu as demandas da comunidade escolar e protocolou, nesta quinta-feira (21), um requerimento questionando a Prefeitura de Sorocaba.

O quadro mais visível é a redução drástica da equipe de limpeza. Se antes a unidade contava com quatro funcionárias, hoje são três - e, no dia da vistoria, apenas uma trabalhava para dar conta de toda a escola. A cena, afirma Raul Marcelo, ilustra o descaso da Prefeitura com a manutenção de serviços básicos.

Dentro da unidade, uma obra de esgoto abandonada abriu um buraco no pátio, transformado em ameaça constante de acidente. Do lado de fora, três contêineres de lixo amontoados em frente à escola frequentemente transbordam, espalhando resíduos pela calçada e invadindo até a área interna. O problema cria terreno fértil para a proliferação de animais peçonhentos.

No parquinho, brinquedos quebrados e enferrujados seguem em uso, apesar do risco evidente para as crianças. Raul Marcelo exige que a Prefeitura de Sorocaba defina um cronograma para a conclusão da obra paralisada, a reposição da equipe de limpeza, a realocação dos contêineres e a substituição imediata dos equipamentos de lazer.

Ainda durante a visita, o vereador se comprometeu a buscar recursos para a cobertura da quadra da escola e outras melhorias no CEI-69. Além disso, dialogou com auxiliares de educação sobre seu projeto de lei que prevê a inclusão desses profissionais no quadro do magistério de Sorocaba.

“Não podemos aceitar que nossas crianças e servidores convivam diariamente com risco de acidentes, problemas de higiene e falta de estrutura básica. O CEI-69 precisa de ações imediatas da Prefeitura de Sorocaba para garantir um ambiente seguro e saudável”, afirmou o vereador.

(Assessoria de imprensa – vereador Raul Marcelo – PSOL)