Vereador falou em entrevista na TV Câmara sobre a experiência de oito mandatos no Legislativo.
O vereador João Donizeti (União Brasil) participou, na tarde desta terça-feira, 26, do programa “Bate-papo com os Vereadores”, transmitido ao vivo pela TV Câmara Sorocaba. Na entrevista, o parlamentar, que está em seu oitavo mandato e é líder do governo na Câmara, falou sobre a vocação para atuar na vida pública e o trabalho no Legislativo.
“A minha condição de homem público é um caso atípico em relação aos demais. É um número de mandatos grande e continuo com atuação forte. Mais que um estilo de vida, é um sacerdócio a vida pública. Tenho uma equipe boa e faço tudo com muito carinho”, disse João Donizeti. Ele lembrou que tem uma vida dedicada ao trabalho coletivo, visto que mesmo antes de ser vereador já atuava como líder comunitário na região do Éden e Cajuru.
Sobre a região de origem, o vereador contou que recentemente conquistou a revitalização da quadra coberta da praça Rachid Mustafá, no Éden, contemplada com obras viabilizadas por meio emendas parlamentares. “Nos últimos 15 anos, a praça passou por quatro ou cinco adequações”, disse. Segundo o parlamentar, outra melhoria para o bairro foi a revitalização da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) por solicitação do Padre Flávio, assim que a Santa Casa assumiu a gestão da unidade. “O padre exigiu uma série de adequações e recuperação das instalações. Foi pintado, trocado piso, readequado espaço para medicamentos, poltronas para acolhimento de acompanhantes e quadro de funcionários” explicou João Donizeti, que destinou emenda parlamentar para ajudar n reforma.João Donizeti aproveitou para contar que a Câmara está discutindo o PPA, o Plano Plurianual, lei que define a aplicação do orçamento municipal dentro dos próximos quatro anos. Ele explicou que a cidade tem alguns desafios na área da saúde, como a policlínica municipal, o complexo hospitalar da Zona Norte e a construção de novas unidades básicas de saúde (UBSs). O vereador disse ainda que a redução de filas de consulta de especialidades e e exames depende de recursos do estado e da federação.
Na entrevista, João Donizeti contou sobre ter sido referência na luta pela causa animal no município, que hoje é uma bandeira defendida também por outros colegas no Legislativo. Ele ainda explicou sobre outras iniciativas, como a proposta de criação de um Observatório Municipal de Comércio Exterior e Inteligência Competitiva, que gerou ainda a criação de uma comissão para análise dos impactos das sobretaxas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. “Temos que entender que a Câmara sim tem que ter um diagnóstico, a preocupação de ter uma leitura com os entes da sociedade de qual o impacto que isso pode gerar para a cidade”, justificou.
O vereador ainda comentou sobre a proposta para exigir que a prefeitura movimente todas as formas de comunicação para informar pacientes e familiares sobre datas para consultas medicas especializadas, exames e procedimentos médicos, de forma que o munícipe não corra o risco de perder o atendimento e ter que voltar para o fim da fila, e também sobre a importância de políticas públicas para acolhimento de crianças superdotadas, a mobilização contra pedágios nas áreas urbanas de Sorocaba entre outros assuntos. O programa “Bate-papo com os Vereadores” pode ser conferido na integra durante a programação da TV Câmara ou pelas redes sociais do Legislativo (YouTube e Facebook).