Vereador também comentou temas como Plano Plurianual, combate às enchentes e proteção dos animais silvestres
Em nova participação no “Jornal da Câmara” o vereador Ítalo Moreira (União Brasil) comentou algumas das matérias de sua autoria em tramitação na Casa, como projeto que amplia a transparência e o combate à corrupção, publicação da lei em prol dos animais silvestres e o pacote que busca tornar Sorocaba uma cidade resiliente às enchentes.
No programa da Rádio Câmara, que foi ao ar nesta quinta-feira, 4, sob o comando das jornalistas Priscilla Radiguieri e Amanda Mendes, o parlamentar também comentou a audiência pública sobre a internação compulsória e humanizada de dependentes químicos, além da tramitação do Plano Plurianual e a mobilização contra os pedágios.
“Nós tínhamos entrado com uma denúncia, o Ministério Público acatou e, no dia seguinte, o Governo do Estado voltou atrás e fez um anúncio de que não seria cobrado o free-flow dentro do perímetro urbano. Até porque, existe jurisprudência no STF dizendo que você até pode ter pedágios em perímetro urbano, desde que tenha rotas alternativas, o que não é o caso aqui de Sorocaba”, explicou.
Ítalo destacou que a vigilância continua, uma vez que os novos pontos de cobrança na região também irão afetar os sorocabanos. “Sou a favor de privatizações, mas, acredito que é preciso ter uma lógica. Nós não tivemos nenhum investimento na região de Sorocaba, nenhuma duplicação de via ou melhora de infraestrutura. Simplesmente pegaram uma área onde foi gasto dinheiro público e entregaram para os empresários. Não faz o menor sentido”, completou.
Propostas do vereador - Outro tema abordado na entrevista foi o pacote de soluções, apresentado pelo vereador ao Executivo, que busca tornar Sorocaba uma cidade resiliente a enchentes e arboviroses, como a dengue. De acordo do o vereador, a ideia é que sejam estabelecidas ações de longo prazo e que se utilizem tecnologias como as das chamadas cidades esponjas. “A gente precisa de políticas de Estado e não de Governo, que são passageiras e, dificilmente, vão resolver esse problema”, frisou.
Ítalo comentou ainda a publicação da Lei nº 13.299, de 29 de agosto de 2025, de sua autoria, que institui o Programa Municipal de Proteção, Atendimento e Reabilitação de Fauna Silvestre em Sorocaba. “A gente espera que com essa lei os animais silvestres não fiquem desamparados”, pontuou.
Durante o bate-papo, o vereador também comentou a realização de audiência pública, no mês passado, para debater a internação compulsória de dependentes químicos, bem como o enfrentamento às ‘cracolândias’ no município. O evento reuniu especialistas, autoridades, instituições sociais, representantes da associação comercial e lideranças comunitárias.
“A gente trouxe o debate, principalmente, da parte técnica na área de saúde, mas, logicamente, que a gente trouxe também o problema de segurança pública, porque é um problema de saúde que vira também de segurança”, destacou.
Transparência Pública e PPA – Na entrevista, Ítalo Moreira também lembrou seu trabalho, desde o início do primeiro mandato, em defesa da transparência pública e no combate à corrupção e falou sobre o projeto apresentado em parceria com o Conselho Regional de Economia (Corecon) com essa finalidade.
“Protocolamos esse projeto visando melhorar a transparência. Ele deixa os dados mais simplificados para a população e autoridades acompanharem de maneira mais fácil e até mesmo poderem cobrar o poder público”, afirmou, destacando, ainda, que se trata de uma ferramenta importante para combater a corrupção.
Por fim, Ítalo Moreira falou sobre a tramitação do Plano Plurianual, que acabou de ser debatido em uma série de audiências públicas na Casa. O vereador citou algumas das emendas que pretende apresentar ao projeto do Executivo, inclusive para “trazer a academia para dentro do Poder Público, como pontuou. Assista à entrevista completa com o vereador Ítalo Moreira: