O vereador destacou o assunto por meio de requerimento aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, nesta quinta-feira, 11
O vereador João Donizeti Silvestre (União Brasil), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 11, solicita informações sobre políticas públicas voltadas para o climatério e a menopausa.
O vereador observa que a menopausa é uma fase natural da vida da mulher, mas que traz consigo alterações físicas, emocionais e sociais que impactam diretamente em sua qualidade de vida. “Por isso, a menopausa deve ser tratada como uma questão de saúde pública, uma vez que afeta grande parte da população feminina”, afirma João Donizeti.
O parlamentar observa, entretanto, que muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades para receber orientação adequada, acompanhamento médico especializado e acesso a tratamentos apropriados, incluindo terapias hormonais, quando recomendadas, além de apoio psicológico.
“As políticas públicas voltadas para a saúde da mulher devem contemplar não apenas a gestação e a fase reprodutiva, mas também o período do climatério e da menopausa, garantindo, dessa forma, atenção integral à saúde feminina em todas as fases da vida”, sustenta João Donizeti, defendendo o acolhimento especializado, com equipes multidisciplinares.
Com base nesses argumentos, João Donizeti, entre outros questionamentos, indaga quais são as políticas públicas específicas voltadas para a saúde da mulher em fase de climatério e menopausa e se existem programas de acolhimento e orientação voltados para essas pacientes na rede municipal, inclusive quanto à oferta de tratamento medicamentoso e de terapias de hormonização, quando necessário. Ao destacar seu requerimento em plenário, o vereador contou com apartes, em apoio, das vereadores Iara Bernardi (PT) e Fernanda Garcia (PSOL).