Vereador lembrou luta pela aprovação de política municipal de uso da cannabis medicinal, entre outros temas
Saúde, cannabis medicinal e causa animal foram alguns dos temas abordados pelo vereador Fábio Simoa (Republicanos) na entrevista concedida ao “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, desta quinta-feira, 11. No bate-papo, sob o comando das jornalistas Priscila Radighieri e Amanda Mendes, o parlamentar também falou sobre leis de sua autoria publicadas recentemente em prol dos direitos dos consumidores e de combate aos crimes virtuais, assim como melhorias conquistadas para a região de Brigadeiro Tobias.
Como presidente da Comissão de Saúde, o parlamentar comentou sobre sua luta para garantir o direito de pacientes ao tratamento com a cannabis medicinal, desde a apresentação, em 2022, do projeto de lei que trata da criação de uma política municipal sobre o uso da substância para fins terapêuticos. Após aprovada, a matéria foi parcialmente vetada pelo Executivo.
“Foi uma das maiores batalhas do meu mandato”, frisou. “É uma questão de saúde pública. O uso da cannabis terapêutica envolve várias situações, como controle de dores e uso por pessoas com o espectro autista, então foi uma luta e em junho chegamos ao ponto desse projeto ter sido sancionado. Hoje Sorocaba tem política pública para o seu uso”, completou, anunciando que também pretende apresentar emenda impositiva para compra do medicamento.
Outro projeto do vereador em tramitação nesta semana (já aprovado em primeira e segunda discussão) prevê a confecção da carteirinha de identificação para pacientes de cannabis medicinal. “Você poderá transitando com a medicação, tendo essa carteirinha, garantindo uma melhor identificação, até mesmo em aeroportos, como já acontece em outros lugares“, citou.
Causa animal – O vereador também falou sobre ainauguração do Hospital Público Veterinário, no Jardim Betânia, na zona norte da cidade. Simoa, que participou da cerimônia, comemorou a abertura da Clínica Veterinária “Cão Mayke” – transformada em hospital, com atendimento 24h, mas defendeu a descentralização do atendimento para outros bairros da cidade.
Apesar do avanço, Simoa acredita que o hospital já nasce defasado, em relação à demanda por atendimento veterinário na cidade. “O hospital é grande, mas já vai ficar pequeno pela quantidade de atendimentos que tende a ocorrer. Então já estamos buscando verbas com deputados federais e estaduais para clínicas nos bairros, as ‘UBSs Pets’, que possam dar suporte ao hospital”, afirmou.
O parlamentar, que é membro da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal, lembrou ainda de sua lei que permite o transporte de animais domésticos no transporte público (desde que respeitadas algumas regras estabelecidas pelo Poder Público). Também é de sua autoria a lei que tornou a Câmara Sorocaba “Pet-Friendly”.
Novas Leis – Durante a entrevista, o parlamentar comentou algumas das leis de sua autoria publicadas recentemente, incluindo a que instituiu em Sorocaba a Campanha Permanente de Combate aos Golpes Virtuais que tem como objetivo proteger a população diante do aumento expressivo de crimes cibernéticos. Simoa falou sobre a gravidade do problema que atinge, em especial, os idosos.
Outra lei publicada recentemente obriga as empresas operadoras de telefonia, internet, televisão a cabo e serviços similares a realizarem os atendimentos técnicos domiciliares com hora marcada, em horário escolhido pelo consumidor, proibindo expressamente o agendamento por turnos, prática comum entre as prestadoras.
Por fim, Fábio Simoa falou sobre diversas conquistas recentes para a região de Brigadeiro Tobias, citando Vila Isadora que recebeu mais de R$ 10 milhões em em obras que duraram um ano e oito meses, como explicou. “Era uma obra aguardada há mais de quarenta anos!”, frisou. “É uma região com mais de 300 famílias e ali a população tinha problemas com drenagem, com pó, com buracos, lama e até de higiene”, destacou. Assista à entrevista completa com o vereador Fábio Simoa: