A Câmara Municipal de Sorocaba sediou, na tarde desta quinta-feira, 11, no Plenarinho do Legislativo, uma reunião envolvendo vereadores, secretários municipais e representantes da CPFL, para tratar sobre fluxos de pedidos e autorizações para poda e supressões de árvores no município.
O encontro foi uma iniciativa dos vereadores Roberto Freitas (PL) e Silvano Junior (Republicanos), representado na oportunidade por sua assessoria parlamentar. Também estiveram presentes o vereador Rogério Marques (Agir) e representante do vereador Fernando Dini (PP), os secretários Darwin José de Almeida Rosa (Secretaria de Obras) e Antônio Genezzi Lopes (Meio Ambiente) e além de técnicos da CPFL dos setores de meio ambiente, operações e atendimento.
“O nosso objetivo foi definir qual é o fluxo para os serviços de poda e supressão de árvores na cidade, que tem sido um problema de comunicação cruzada, onde cada entidade entende ser responsabilidade da outra, e quem sofre é o munícipe”, explicou Roberto Freitas. Já Rogério Marques contou que a iniciativa é importante para estreitar o relacionamento entre as pastas e a CPFL de forma a beneficiar a população. “É um importante alinhamento para resolver uma questão que impacta o município e os moradores por conta de quedas de galhos e árvores”, disse.
No encontro, o secretário Darwin Rosa, da Serpo, explicou que a pasta não tem como função realizar o serviço de poda e corte de árvores, atuando apenas no auxílio à Sema que, segundo o titular da pasta, Antônio Lopes, autoriza apenas os serviços após análises dos técnicos da secretaria. A CPFL, por outro lado, informou que apenas realiza a limpeza de áreas que afetam a distribuição de energia ou a supressão de árvores após autorização.
Após a reunião, ficou definida que as pastas e a CPFL farão uma nova análise das árvores que estão em estudo para serem cortadas, com a participação de técnicos da empresa e da Sema, para alinharem as necessidades e autorizações necessárias.